(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Enem envolve 660 mil pessoas, incluindo 25 mil da polícia e do Exército

Segurança a toda prova para exame de 7,1 milhões de alunos


postado em 25/10/2013 06:00 / atualizado em 25/10/2013 07:10

A expectativa é de que tudo dê certo, mas para uma prova que envolve mais de 7,1 milhões de estudantes e será distribuída para 1.161 municípios brasileiros (174 mineiros) não dá para contar com a sorte. A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) amanhã e domingo será acompanhada por cerca de 660 mil pessoas, incluindo 25 mil policiais militares, federais e rodoviários federais e homens das Forças Armadas. Mesmo com toda a segurança, um gabarito, que é falso, segundo o Ministério da Educação, circulou no Twitter no início da semana. Enquanto o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) correm para garantir a realização do exame, os candidatos, principalmente quem depende de boa nota no Enem para ingressar em universidades federais, aproveitam o último dia para descansar e conter a ansiedade.


"É preciso ter convicção na hora de marcar as questões, focar na prova, ter confiança" - Camila Martins Lopes, estudante de medicina, aprovada em 13 universidades (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Foram 13 aprovações em instituições públicas de ensino do país e hoje Camila Martins Lopes está no lugar que muitos candidatos ao Enem 2013 desejam: o curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora aluna do segundo período, ela se lembra da preparação feita no ano passado, quando fez a última prova do Enem e com as notas obteve as aprovações, e dá dicas de como se acalmar até a hora do exame. O que fez a diferença na sua preparação, conta ela, foi a resolução de exercícios, inclusive redações. Mas, no dia anterior à prova, se desligou totalmente.

“Conversei bastante com minha família, amigos e deixei todo o material preparado para o dia seguinte. Não adianta ser frenético, tem que ficar tranquilo porque é uma prova muito importante”, disse. Também aproveitou para fazer o trajeto até o local da prova e, diante do tempo que gastou, resolveu sair de casa bem cedo. “Já tinha visto algumas pessoas chegando três minutos atrasada e não conseguir fazer a prova. Tive muito medo que isso acontecesse e saí bem cedo de casa. Entrei na sala de aula 40 minutos antes. Esse momento também foi importante para me acalmar”, afirmou. A principal dica de Camila para os candidatos é ter tranquilidade. “É ter convicção na hora de marcar as questões, focar na prova, ter confiança.”

A palavra de ordem agora, segundo o professor Marco Antônio Barbosa, supervisor da 3ª série do ensino médio do Colégio Magnum, é mesmo a tranquilidade. Nada de desespero, muito menos querer rever a matéria. “A experiência mostra que o aluno que chega mais calmo à prova tem sucesso maior”, afirmou. A indicação para hoje é descansar o corpo e a mente, fazer atividades mais lúdicas, ir ao cinema, teatro, dormir bastante, se alimentar bem e manter o organismo bem hidratado. “Tudo isso contribui para uma melhor performance na hora da prova.”

 

"Agora é relaxar e confiar na preparação, investir na mente" - Paulo Felipe Filardi Mendonça, que tenta vaga no curso de engenharia de controle e automação (foto: Ângelo Pettinati/Esp. EM/D.A Press)
  Como fez Camila, especialistas indicam que os estudantes aproveitem para fazer o trajeto de casa até o local, no dia anterior ao início do exame. Foi o que fez também Paulo Felipe Filardi Mendonça, de 17 anos, aluno do Colégio Magnum e que tenta vaga no curso de engenharia de controle e automação. Ele mora no Bairro Nova Floresta, Região Leste, e fará o Enem na Lagoinha, Região Noroeste. Gastou 10 minutos de carro até lá, mas pretende não contar com a sorte e com trânsito bom que enfrentou no dia do teste. Para a prova, pretende sair de casa antes de meio-dia para chegar cedo e tranquilo. Hoje, ele quer relaxar, deitar no sofá para assistir a TV, ir ao cinema com os amigos. “Estou muito ansioso, mas agora é relaxar e confiar na preparação, investir na mente”, disse. Na sala dele, no terceiro ano do Magnum, segundo Paulo, estão todos tensos. “A gente percebe o clima. Ninguém quer falar da prova, mas dá para ver a tensão”, contou.

 

 

MUDANÇAS APÓS FALHAS

Hoje e na madrugada de amanhã, as provas começam a sair da gráfica em malotes com lacre eletrônico e serão rastreadas até chegarem aos locais do exame. Em 2010, um exemplar do teste foi retirado de uma gráfica contratada e o Enem teve de ser remarcado. Em 2012, o MEC testou o lacre eletrônico em envelopes e neste ano ele será adotado integralmente nos mais de 63 mil malotes. Segundo o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o mecanismo rastreia o trajeto das provas, com horário de abertura e fechamento até que os gabaritos e redações cheguem novamente ao ministério para correção.

Outra mudança no processo é a correção da redação. No ano passado, alunos fizeram inserções que fugiram ao tema, como receita de miojo e trecho do hino do Palmeiras, e não receberam nota mínima. Diante do problema, o MEC diminuiu a diferença tolerável da avaliação entre os dois corretores. Antes, se a nota dada por eles tivesse diferença de 200 pontos, o texto passava por nova avaliação. Para o exame de agora, a média caiu para 100 pontos. Além disso, o ministério determinou que, se houver inserção indevida na redação, a prova será zerada. “O edital previa que a nota zero seria atribuída se houvesse a fuga completa ao tema proposta. Agora não é só isso. Não é para brincar”, afirmou Luiz Cláudio Costa.


PREPARE-SE PARA A MARATONA

Como ficar mais calmo e melhorar a performance na hora do exame
NO DIA
» Levante-se cedo para ter tranquilidade para chegar na hora certa ao local de prova
» Faça alimentação leve, tome café da manhã reforçado com frutas, cereais, proteína e carboidratos.
» Evite gorduras saturadas, massas ou outro alimento de digestão difícil
» Leve água, barrinhas de cereais e frutas. São alimentos de rápida digestão e com alta disseminação da glicose, que abastece o cérebro

DURANTE A PROVA
» Até uma hora após o início, levante-se, vá ao banheiro para relaxar um pouco
» Faça alongamento no pescoço, braços e pernas para melhorar a oxigenação do cérebro
» Use roupas mais leves e largas e sem material sintético para permitir boa circulação do sangue e não o incomodar.
» Não se preocupe com os outros candidatos na sala de prova. Confie no seu estudo e evite comparação com os outros

O QUE PODE ELIMINÁ-LO
» Qualquer conversa com outro participante
» Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos
» Usar óculos escuros e artigos como boné, chapéu, viseira, gorro
» Deixar a sala de prova antes de duas horas do início do exame
» Receber informação referente ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação
» Candidatos s só podem levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova

REGRAS
» Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília)
» Recomendação é que todos cheguem até 12h
» É necessário apresentar documento de identidade original com foto
» Em caso de perda do documento, deve ser apresentado o boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova
» Leve caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória e outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta
Fontes: Ministério da Educação, neurocientista Aguilar Pinheiro, psicólogo Weverton Fonseca e educador físico Willian Pimentel


TRANSPORTE

Quem tiver dúvida sobre o ônibus que vai pegar nos dias do Enem, a BHTrans criou um link em seu portal (www.bhtrans.pbh.gov.br) com informações sobre o serviço de transporte coletivo. Serão feitas operações especiais de trânsito nos lugares que vão receber o maior número de candidatos – UFMG, PUC Coração Eucarístico, Uni BH (Estoril), Newton Paiva (Carlos Luz), Pitágoras (Cidade Jardim) e Una (Raja Gabaglia). A informação também pode ser obtida por meio da central telefônica no número 156.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)