A hora decisiva chegou. Mais de 7 milhões de candidatos enfrentam hoje o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ontem, em entrevista em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, depois de lembrar aos alunos as regras para o teste, alertou que haverá um monitoramento sistemático das redes sociais para flagrar estudantes que postarem fotos do exame durante sua aplicação. No ano passado, 65 estudantes foram eliminados por divulgar as questões no Twitter e Instagram. “Não estamos espionando a vida de ninguém. Só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos”, salientou Mercadante, ao comparar a vigilância com o escândalo de espionagem feita no Brasil pelo governo dos Estados Unidos.
Levar celular ou qualquer aparelho eletrônico está entre as proibições da prova do Enem. Além disso, os candidatos não podem entrar com lápis, caneta que não tenha o corpo transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, anotações, boné, viseira e óculos escuros. Os equipamentos eletrônicos, segundo ele, poderão ser guardados numa embalagem fornecida nos locais de prova.
Os portões serão abertos às 12h e as provas começam às 13h. A indicação é que o candidato saia cedo de casa para não chegar atrasado. “Todos os anos, se repete a triste cena de candidatos chorando porque chegaram dois minutos atrasados. Não seja um deles. Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h e os fiscais não terão nem 30 segundos de tolerância”, afirmou Mercadante.
Robson e Vânia Laporte vão juntos, de carro, levar a filha Maíra, de 17 anos, aluna do Colégio Magnum, para fazer a prova. Eles já sabem o caminho até o local, mas, segundo Robson, articularam um trajeto alternativo caso haja engarrafamentos. Para chegar até a escola em que Maíra vai fazer a prova, a família precisa enfrentar a Avenida Cristiano Machado, onde estão sendo feitas obras do BRT. “Moramos no Cidade Nova e ela vai fazer prova numa escola próximo a Rua Jacuí. É perto, mas não podemos arriscar que ela chegue atrasada”, disse o pai.
A família planejou sair de casa por volta das 11h45, para que a estudante esteja no lugar ao meio-dia, com uma hora de antecedência, como recomenda o MEC. A família vai unida dar uma força para Maíra, candidata a uma vaga no curso de psicologia. Além dos pais, a irmã, Iara, de 20 anos, vai levá-la nos dois dias. Ontem, a aluna aproveitou o dia para fazer massagens, comer quitutes da avó e, à noite, a família foi junto ao cinema. O mesmo ritual, segundo Robson, foi feito quando Iara prestou o Enem há dois anos. “Acho que ter esse apoio é importante, deixa o candidato mais tranquilo e confiante”, disse.
Transporte
Na capital, a BHTrans reforçou o serviço de transporte coletivo para os principais locais de prova. Ao todo, 130 instituições da cidade foram definidas pelo MEC como aptas a receberem os alunos para o exame. Operações especiais de trânsito serão feitas no entorno do câmpus Pampulha da UFMG; PUC Coração Eucarístico; UNI-BH no Estoril; Newton Paiva câmpus Buritis e Carlos Luz; Pitágoras Cidade Jardim e UNA Raja Gabaglia. A BHTrans recomenda que os candidatos saiam cedo de casa e confiram o ônibus que leva até o local. Segundo a empresa, as linhas que atendem as principais instituições serão reforçadas.
O Enem será aplicado em 1.661 municípios brasileiros, 174 em Minas. Serão 10 mil rotas de distribuição dos 63.340 malotes que sairão da gráfica em São Paulo com lacre eletrônico. O gabarito será divulgado até quarta-feira. Hoje, os alunos irão fazer 45 itens de ciências humanas e mais 45 de ciências da natureza em quatro horas e meia. Amanhã será a vez da redação, 45 questões de matemática e outras 45 de códigos e linguagens, com cinco horas e meia disponíveis.
NÃO SE ESQUEÇA O QUE PODE ELIMINAR
- Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante
- Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos
- Usar óculos escuros e artigos como boné, chapéu, viseira, gorro
- Deixar a sala de prova antes de duas horas do início do exame
- Receber qualquer informação referente ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação
- Os participantes só podem levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova
Regras
- Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília)
- A recomendação é que todos cheguem até as 12h
- É necessário apresentar um documento de identidade original com foto (RG, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que tenham validade como identidade, carteira de trabalho emitida após janeiro de 1997, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação, identidade funcional, identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros)
- Em caso de perda do documento, deve apresentar o boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova
TRÊS PERGUNTAS PARA...
Luiz Cláudio Costa, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
1) O que é preciso levar para a prova?
Os candidatos precisam ter em mãos um documento de identificação original com foto como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, entre outros. A carteirinha de estudante não vale. Eles devem ficar muito atentos se, por exemplo, trocarem de roupa antes de sair de casa e esquecerem o documento em outro bolso. Não tem desculpa, não é permitida a entrada. Além disso, a caneta esferográfica de tinta preta que tenha o corpo transparente.
2) O Enem teve um recorde de inscrições. O Inep e o MEC ainda estudam fazer duas edições por ano?
A tendência é que o número de inscrições continue aumentando, é um processo cada vez mais importante para o brasileiro. No início eram 3 milhões de alunos, agora já são 7 milhões e o país vai continuar com essa demanda pela expansão. Estamos trabalhando não por duas edições do Enem, mas para aumentar a oferta de vagas nas universidades. No ano passado, o Sisu tinha 130 mil vagas disponíveis no país, é uma oportunidade imensa, mas o número de candidatos é muito maior e esse é o nosso grande caminho, dar mais acesso.
3) Quando saem as notas do Enem e quando o Sisu será aberto?
Devem ficar atentos às datas de abertura do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As notas do Enem devem sair na primeira semana de janeirao e quatro dias depois damos início ao Sisu. Todas as 11 universidades federais mineiras estão no processo e praticamente todas as 59 do país. As que não estão no processo ainda têm prazo para entrar até o fim do mês. Os estudantes ainda devem ficar atentos à senha do Enem, lembrando que é a mesma usada no Sisu.