Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de gestantes que podem dar à luz durante o Enem. Perde apenas para São Paulo, que tem o maior número de grávidas com previsão de parto para o período. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que identificou 712 gestantes inscritas no Enem de 2013. O levantamento dos locais de prova, realizado pelo Inep, mostra que 351 municípios terão participantes nessas condições nas provas deste sábado, 26, e domingo, 27. Depois de São Paulo e Minas Gerais, o terceiro lugar fica com o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que têm 55 gestantes cada. Roraima, com quatro, tem o menor número.
"Para garantir tranquilidade às participantes do exame, mantivemos contato com os secretários municipais de Saúde para mapear hospitais próximos e pedir o suporte de profissionais de saúde no local de prova", afirma o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.
As provas do Enem, tanto no sábado quanto no domingo começam às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
Neste sábado os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.
As informações são do Inep.