Começaram em Belo Horizonte as provas do Enem 2013. Os candidatos enfrentam o primeiro dia do exame, que inclui 45 questões de ciências humanas e mais 45 de ciências da natureza que devem ser respondidas em quatro horas e meia. Na PUC do Bairro Coração Eucarístico os portões foram fechados às 13h03 e cerca de cinco pessoas perderam as provas, segundo a reportagem do EM no local. Um retardatário conseguiu entrar no campus pulando o portão. Na UFMG os portões fecharam às 13h04 e pelo menos três pessoas não conseguiram entrar. Em todo o país, mais de 7 milhões fazem as provas.
Veja mais fotos do ENEM 2013 em BH
A BHTrans reforçou o serviço de transporte coletivo para os principais locais de prova. Ao todo, 130 instituições da cidade foram definidas pelo MEC como aptas a receberem os alunos para o exame. Operações especiais de trânsito estão sendo feitas no entorno do câmpus Pampulha da UFMG; PUC Coração Eucarístico; UNI-BH no Estoril; Newton Paiva câmpus Buritis e Carlos Luz; Pitágoras Cidade Jardim e UNA Raja Gabaglia.
O Enem está sendo aplicado em 1.661 municípios brasileiros, 174 em Minas. Foram 10 mil rotas de distribuição dos 63.340 malotes que sairam da gráfica em São Paulo com lacre eletrônico. O gabarito será divulgado até quarta-feira.
O que pode eliminar
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante
Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos
Usar óculos escuros e artigos como boné, chapéu, viseira, gorro
Deixar a sala de prova antes de duas horas do início do exame
Receber qualquer informação referente ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação
Os participantes só podem levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova
Regras
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília)
A recomendação é que todos cheguem até as 12h
É necessário apresentar um documento de identidade original com foto (RG, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que tenham validade como identidade, carteira de trabalho emitida após janeiro de 1997, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação, identidade funcional, identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros)
Em caso de perda do documento, deve apresentar o boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova
Fonte: Ministério da Educação