As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começaram em Belo Horizonte. Os portões foram fechados às 13 horas, assim como previsto. O segundo dia da prova causa tensão em muitos estudantes, que terão de responder às questões de linguagem, códigos, matemática e suas tecnologias, além da redação. O tempo da prova neste domingo será estendido para cinco horas e meia de duração, uma a mais que o de ontem, terminando às 18h30.
Na PUC Minas, apenas quatro candidatos chegaram atrasados e não conseguiram entrar a tempo para a prova. Daniela Freitas, 22 anos, que mora na Cidade Industrial, chegou quando os portões já estavam fechados. De acordo com a estudante de pedagogia da PUC Minas, que tentaria o Enem para transferir-se para uma Universidade Federal, havia uma rua interditada perto de casa, onde atearam fogo em um ônibus abandonado. "Isso causou o meu atraso. Tive que dar a volta na estação, perdi o metrô e me atrasei", lamenta.
Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foram poucos os retardatários. Warlei e Wanderson chegaram juntos no local, dois minutos atrasados, tendo em vista que os portões fecharam exatamente às 13 horas. De acordo com os estudantes, eles esperaram muito tempo para pegar o ônibus da linha 2402, que vinha do Bairro Alípio de Melo, região de Belo Horizonte. A prova do Enem seria para tentarem bolsas em universidades.
Veja as imagens do 2º dia de provas do Enem
O que pode eliminar
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos;
Usar óculos escuros e artigos como boné, chapéu, viseira, gorro;
Deixar a sala de prova antes de duas horas do início do exame;
Receber qualquer informação referente ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação;
Os participantes só podem levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova
Regras
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília);
A recomendação é que todos cheguem até as 12h É necessário apresentar um documento de identidade original com foto (RG, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que tenham validade como identidade, carteira de trabalho emitida após janeiro de 1997, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação, identidade funcional, identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros);
Em caso de perda do documento, deve apresentar o boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova. Fonte: Ministério da Educação
Com Pedro Rocha Franco e Guilherme Paranaíba