Termina nesta sexta-feira o prazo de inscrição para a seleção de candidatos a uma bolsa de estudo de mestrado profissional nos Estados Unidos pelo Programa Ciência sem Fronteiras. As inscrições são feitas pela internet, e os detalhes estão no edital divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta chamada poderão ser concedidas até mil bolsas de estudo com duração de até dois anos acadêmicos. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2014.
Quem quiser concorrer a uma bolsa deve ter nacionalidade brasileira e apresentar um dos testes de proficiência de língua inglesa válido, de acordo com o edital. Conforme exigência das instituições norte-americanas, o candidato deverá apresentar ainda o teste Graduate Record Examination (GRE). Aqueles que não atingirem a proficiência mínima exigida ou que não obtiverem a nota mínima no GRE, previstas no edital, estarão automaticamente eliminados da seleção.
A Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares e à concessão da bolsa, no valor de US$ 1.150 mensais, pagos diretamente ao bolsista. Serão concedidos também auxílio-instalação, auxílio-seguro-saúde e auxílio-deslocamento ou passagem aérea de ida e volta.
O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011 com a meta de conceder 101 mil bolsas até 2014. Para se inscrever é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota igual ou superior a 600 pontos, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter cumprido no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo do curso de graduação.