A Escola Estadual Duque de Caxias, localizada na Região do Barreiro, foi a instituição com a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os colégios avaliados em Belo Horizonte. Os dados, referentes a 2013, foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). A escola teve nota 7,9 no ciclo inicial do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano, bem acima da meta de 6,2 estabelecida pelo Ministério da Educação.
Das instituições avaliadas em Belo Horizonte, 14 tiveram notas acima de 7,2. Dessas, nove são estaduais, quatro municipais, e uma federal. Entre as cinco melhores notas estão, além da Escola Estadual Duque de Caxias, a Escola Estadual São Bento (7,7), Colégio Militar de Belo Horizonte ( 7,5), Escola Estadual Carlos Campos e Escola Estadual Madre Carmelita (ambos com 7,4) e Escola Estadual Anita Brina Brandão e Escola Municipal Vinícius de Moraes (ambos com 7,3).
Belo Horizonte ficou acima da meta em todas - estadual, municipal e particular. Destaque para a rede estadual no ciclo inicial do ensino fundamental, cuja meta era de 5,7 e a capital obteve índice de 6,3. O crescimento também é visto em relação ao último dado, que foi divulgado em 2011. Na ocasião, BH registrou nota de 5,9.
Vejas as 14 escolas que tiveram as seis melhores notas
Escola Estadual Duque de Caxias – 7,9
Escola Estadual São Bento – 7,7
Colégio Militar de Belo Horizonte – 7,5
Escola Estadual Carlos Campos – 7,4
Escola Estadual Madre Carmelita – 7,4
Escola Estadual Anita Brina Brandão – 7,3
Escola Municipal Vinícius de Moraes – 7,3
Escola Estadual Sarah Kubitschek Bairro da Graça – 7,2
Escola Estadual Bueno Brandão – 7,2
Escola Estadual Padre Eustáquio – 7,2
Escola Estadual Pandia Calogeras – 7,2
Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo 7,2
Escola Municipal Maria Rezende Costa – 7,2
Escola Municipal Júlia Paraiso – 7,2