Márcia Maria Cruz
A rede municipal de ensino de Belo Horizonte obteve a mais alta pontuação (5,7%) desde que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi instituído, em 2005. A meta prevista para 2013 foi atingida em 2011 e superada no ano passado. Para as séries iniciais, eram esperados 5,6%. A rede alcançou 5,7%. Para as séries finais, a rede atingiu a meta de 4,5%. Apenas em 2007 o ensino municipal ficou abaixo da meta estipulada (veja quadro). A variação do Ideb vai de 0 a 10, mas, ao atingir 5,7%, BH se aproxima da projeção para países desenvolvidos, em torno de 6%.
“O Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), o trabalho de formação continuada de professores e alfabetizadores e controle efetivo de fluxo por meio da Gerência Família Escola foram alguns dos fatores que nos levaram a essa nota”, afirmou a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza.
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Com nota baixa no Ideb, Minas tenta melhorar ensino e diminuir evasão escolarBrasil fica fora de ranking que avalia 200 melhores universidades do mundoBelo Horizonte ganha certificado de município livre do analfabetismoA rede se prepara para as metas do Ideb em 2015: 5,9% para as séries iniciais e 4,9% para as séries finais. Para isso, está sendo feita uma revisão de todo o currículo. Também será introduzido o ensino de língua estrangeira no segundo ciclo – e não no terceiro como é atualmente.
O índice analisa a proficiência (domínio do conteúdo pelos alunos), o fluxo (progressão entre as séries), e a retenção (reprovação do aluno). Para isso, são realizadas ações para impedir a evasão escolar e a distorção da idade e série. “A proficiência mede os conhecimentos e habilidades adquiridas. Avalia se, notadamente, a criança melhorou o aproveitamento escolar”, afirmou Sueli Baliza. Como a baixa frequência é um dos problemas que levam à diminuição na qualidade de ensino, a secretaria criou um programa para monitorar as crianças faltosas.
FAMÍLIAS
Outra medida é possibilitar que a família acompanhe o desempenho escolar. De três em três meses, os pais e responsáveis vão às escolas e recebem o resultado das avaliações. “A entrega do boletim se tornou um dia de festa. As escolas se preparam para receber as famílias”, diz Sueli. O projeto pedagógico da rede prevê a participação da comunidade como aspecto fundamental para a construção de conhecimento.
A rede municipal tem 280 escolas que atendem 190 mil estudantes. Desse total, 173 são voltadas para o ensino fundamental. No entanto, participaram da avaliação do Ideb as 157 que têm as séries finais do segundo ciclo (4º ao 6º ano) e do terceiro ciclo (6º ao 9º ano). O que significa que o índice avaliou o desempenho de 125 mil estudantes. A rede conta com 15,5 mil professores, sendo 13,3 mil do ensino fundamental. Até 2016, a meta é aumentar em 33 mil o número de alunos da educação infantil, o que irá dobrar o quadro de professores.
Na área pedagógica, o investimento da secretaria é na formação continuada dos professores.