Minas Gerais se destaca na relação das melhores escolas, considerando a média obtida pelos alunos nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 10 melhores instituições públicas do país, seis são de cidades mineiras. No ranking geral, entre as 20 instituições que tiveram melhor desempenho no Brasil, quatro são do estado, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgados ontem.
Leia Mais
Professores de escolas mineiras falam sobre o desafio da redação do EnemColégios ligados ao Exército ou a universidades têm as maiores notas do EnemEnem mostra que diferença entre rede pública e privada é menor em escolas pobresMinas tem seis das 10 escolas públicas com melhores médias no Enem 2014Problemas muito além do ensino levaram escola do Norte de Minas a ter a pior nota no EnemUFJF volta atrás e decide pagar bolsas de extensãoO Bernoulli unidade Lourdes é a instituição mineira mais bem posicionada, em 5º lugar geral, e a primeira na classificação do estado, com média de 730,33. Entre as escolas públicas, a liderança é do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni), com média de 693,32, perdendo apenas para o Ifes de Vitória (ES). “Há sete anos a gente vem se destacando como a melhor escola pública do Brasil e a melhor de Minas. Continuamos sendo a melhor no estado.
Para ele, um conjunto de fatores levou ao reconhecimento da escola. “Primeiro, pela capacitação e formação dos professores. Temos um quadro de professores especializados, com mestrados e doutorados. Outro fator é o suporte que a universidade nos oferece, em termos de apoio ao ensino e aos estudantes, que participam de projetos de ensino e de pesquisa”, avaliou o diretor, lembrando que a pontuação do colégio em redação foi uma das melhores.
O levantamento do Inep apresenta resultados de 15.640 escolas em todo país, que reúnem cerca de 1,3 milhão de estudantes que fizeram o Enem em 2014. Os dados mostram as médias e os percentuais de alunos em cada um dos quatro níveis de proficiência – ciências da natureza, ciências humanas, linguagem e códigos, matemática – e redação.
Professores e alunos do Colégio Bernoulli comemoraram a quinta colocação nacional e a liderança no ranking estadual.
Para o diretor de ensino do Grupo Bernoulli, Rommel Fernandes Domingos, o desempenho da instituição deve-se a três fatores. O primeiro, segundo ele, é o nível de dedicação e maturidade dos alunos. “Eles valorizam bastante o conhecimento e se esforçam em prol dessa aprendizagem”, afirmou.
TRABALHO EM EQUIPE Em segundo lugar na lista das melhores escolas particulares de Minas, o Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga, foi considerado o oitavo melhor do país, com média de 719,81. De acordo com o diretor e professor da instituição, Átila Zanone, desde quando foi criado, há quatro anos, o colégio figura entre os 10 melhores do país. “A proposta do Colégio Elite é ser uma escola de alto desempenho. Mas isso não quer dizer tortura. O que a gente acredita, desde o início, é que a família precisa estar junto com a escola e com o próprio aluno, que acaba sendo o foco de todo o nosso trabalho”, disse. O terceiro lugar em Minas é ocupado pelo Coleguium, a nona melhor escola do Brasil, com média 719,71. “Isso se deve a vários fatores: ao empenho da equipe para oferecer o máximo de qualidade aos alunos e à alta exigência pedagógica, combinada com material didático contextualizado e em consonância com o Enem”, diz a diretora pedagógica, Daniele Passagli.
Formação continuada tem peso na lista
Para estabelecer o ranking das escolas segundo o desempenho dos alunos no Enem, a média nas provas objetivas deve ser levada em conta em associação com o índice de permanência nas instituições.
“O índice de permanência mede o percentual de estudantes que fez o ensino médio na escola. A maioria dos nossos alunos está conosco desde o maternal 1”, afirma o coordenador pedagógico do Colégio Santo Antônio, Olavo Sérgio Campos. A escola ocupa o 11º lugar no ranking nacional, com média 711,95 nas provas objetivas do exame. Na avaliação de Olavo, é preciso também ponderar o número de alunos da escola que fizeram a prova, porque, segundo ele, algumas instituições montam turmas com finalidade apenas de realizar o exame e aumentar o desempenho no ranking.
Para a diretora pedagógica do Coleguium, Daniele Passagli, a formação vem da base e o bom desempenho dos alunos é resultado da formação pedagógica desde os primeiros anos de ensino. “Muitos dos nossos alunos estão conosco desde o infantil”, diz. A escola desenvolve um processo pedagógico que leva em conta a individualidade do aluno e o tempo que ele tem para assimilar o conteúdo. Isso é feito com ajuda de uma plataforma digital, que gera exercícios personalizados de acordo com o nível de cada um.
O Magnum tem índice de permanência de 92%. A escola destaca que o índice demonstra o alto percentual de alunos que cursaram todo o ensino médio na instituição. Em nota, o Magnum criticou o número pequeno de estudantes que fazem a prova por algumas instituições.
Má colocação
Entre as instituições mineiras, a que alcançou a pior classificação no ranking do Enem foi a Escola Estadual Maria Rosa Nunes, localizada no povoado de Barra do Tamboril, Zona Rural de Januária, Norte de Minas. A instituição obteve média 430,20. .