Quem pretende ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá transitar com fluência pelos conteúdos de geografia, história, filosofia e sociologia. Na quinta reportagem da série sobre o Enem 2015, o Estado de Minas enfoca as provas de ciências humanas, que serão realizadas em 24 de outubro, no mesmo dia do exame de ciências da natureza. O aluno terá que responder a 45 questões objetivas de um teste bem diversificado em seus temas, interdisciplinar e muito exigente na cobrança interpretativa do candidato.
Leia Mais
Hábito de leitura auxilia na prova de linguagens do EnemEnem: 64% já acessaram local de prova; faltam ainda 2,8 milhõesRevisão de conteúdo e muito exercício podem ajudar na hora da prova de matemáticaNa reta final para o Enem, ouvir música pode ajudar a relaxarA poucos dias do Enem, estudantes devem relaxar e repassar conteúdosAplicativos gratuitos ajudam estudantes a sanar dúvidas e são opção para complementar estudosAs questões exigem a habilidade de análise. No entanto, engana-se quem pensa que é uma prova só de interpretação de textos. “Quanto mais domínio dos conceitos e contextos, melhor articulação e análise o candidato será capaz de fazer”, afirma. O professor lembra que o teste é bem-feito e consegue propor “distratativos”, que levam candidatos menos atentos a escolherem alternativas que parecem coerentes com a interpretação dos textos apresentados, mas que são inconsistentes conceitualmente.
O candidato também deve ficar atento aos temas da atualidade.
A professora de história do Colégio Elite Vale do Aço Izadora Fernando reforça o caráter interpretativo das provas de humanas. Segundo ela, uma visão equivocada levou muitos estudantes a desconsiderarem os textos de abertura. “Muita gente achava que não precisava ler um dos textos para resolver a questão. Mas o Enem vem aperfeiçoando esses textos nos últimos anos”, alerta.
Ela reforça a necessidade de leitura atenciosa para ficar bem claro o que pedem os enunciados.
EMOCIONAL Para saber o que ocorre no Brasil e no mundo o aluno do 3º ano do Colégio Elite Vale do Aço Samuel Aguiar Cardoso, de 18 anos, criou lista de sites favoritos, com revistas e jornais.
No primeiro simulado que fez, o jovem conseguiu obter a pontuação bem próxima à nota de corte do curso que escolheu. Ele acredita que o desenvolvimento do agronegócio e a expansão das fronteiras agrícolas são temas que podem aparecer no teste. Também investiu tempo de estudo para entender o Descobrimento do Brasil e o período em que o país foi colônia de Portugal. Além disso, dedicou atenção especial para compreender o período do Império até a República.
Nos 10 dias que antecedem as provas, a estudante do 3º ano co Colégio Elite Vale do Aço Thais Fernandes Theophilo de Almeida Rodrigues, de 18, considera que é fundamental fazer atividades para relaxar a mente. A culinária é a válvula de escape da jovem, que adora preparar brigadeiros, biscoitos e outros doces. Ela pretende fazer pontuação suficiente para tentar vaga no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
DICAS
» Fazer baterias de questões respeitando o tempo de 3 minutos para cada uma delas. Exemplo: 15 questões num intervalo de 45 minutos. Isso ajuda a aprender a lidar com a limitação de tempo no Enem.
» Revisão dos principais temas cobrados em ciências humanas: questão agrária; história do Brasil (especialmente República); movimentos sociais e cidadania.
» Reforce os pontos fracos. Não ignorar aquela parte da matéria em que há mais dificuldade. Ainda há tempo de aprender sobre Oriente Médio, Estado Islâmico, conflitos no Cáucaso.
» Fazer uma boa visita ao site do IBGE, especialmente do Sistema de Recuperação Automática (www.sidra.ibge.gov.br). Todos os principais e mais atualizados dados oficiais da economia e demografia brasileiras estão lá.
Na hora H
» Para que o candidato tenha condições de se concentrar para uma prova com tanta leitura é preciso que chegue o mais cedo possível ao local de prova. Isso ajuda a eliminar a ansiedade e tensão geradas pela angústia do deslocamento até o endereço indicado.
» Durante a prova, concentre-se mais no enunciado do que no texto de apoio.
Depoimentos
Iara Arruda dos Santos,
“Durante três anos, mantive estudos regulares. Estudava todos os dias no Elite, das 7h à 12h40. Depois, reiniciava às 14h e continuava até as 20h, com intervalos a cada uma hora e meia. Eu acertei 85% da prova de Ciências Humanas. Tenho certeza de que o mais importante foram as aulas. Eu anotava tudo o que o professor falava. Até gravava. Quando eu ia estudar, mesclava o áudio, as anotações e a resolução de exercícios. Para o dia da Prova de Humanas, minha dica é para você prestar muita atenção nos enunciados, pois são grandes e podem ter pegadinhas. No mais, um grande diferencial é chegar com confiança.”