Aprender uma outra língua é fundamental em quase todas as profissões. Enquanto o mercado já fala em segundo e até terceiro idioma, os brasileiros ainda mal conseguem se comunicar em inglês, que é universal. Qual a melhor forma de aprender o idioma? Como escolher o método que mais se adequa ao seu perfil? O intercâmbio é mesmo uma boa solução para resolver esse problema?
Para a coordenadora acadêmica da Cultura Inglesa, Litany Pires Ribeiro, a melhor forma de aprender é ter uma exposição maciça do idioma, ou seja, estar em um país no qual se fala o inglês ou em um ambiente onde a língua é usada como primeiro idioma. “Outra maneira é frequentar uma escola que leve o ensino de inglês a sério e promova diferentes formas de contato com a língua.”
Leia Mais
Tecnologia pode auxiliar nos estudosApoio da família, da escola e orientação profissional ajudam na escolha da carreiraTer um bom professor como exemplo pode ser determinante na escolha da profissãoAlimentação tem impacto no rendimento do estudanteBrasileiros abrem os olhos para oportunidades de bolsas para atletas nos EUAIntercâmbio pode funcionar para aprender outros idiomas e para evolução profissionalLitany diz que o intercâmbio pode ser a solução, caso a pessoa se mantenha atenta ao aprendizado da língua e, principalmente, se estiver disposta a buscar a companhia de estrangeiros que a “obriguem” a usar o idioma em tempo integral.
METODOLOGIAS Márcio Mascarenhas, diretor-presidente do grupo Number One, no Bairro Estoril, explica que o inglês é uma língua mundial, tanto para negócios, quanto nas áreas científicas e culturais. “A melhor maneira para aprender inglês ou qualquer outra língua é em sala de aula, com um professor competente, ensinando por meio de um método que leva em conta, neurolinguisticamente falando, a maneira de o ser humano aprender a sua língua materna.”
Ele aconselha o aluno a se matricular em uma escola de idiomas que use um método adequado de ensino e dedicar-se totalmente ao aprendizado.
Dicas para ter fluência:
» Ver mais filmes, programas e séries na língua inglesa.
» Ler livros, portais, blogs, revistas ou jornais do interesse na língua inglesa.
» Pesquisar, sempre que não souber, o sentido de uma palavra ou expressão, no dicionário ou na internet.
» Nunca estudar uma palavra isoladamente. “Vale lembrar que as palavras ocorrem em um ambiente no qual podem ser precedidas ou seguidas de outras com sentidos diferentes em variados contextos.
É importante observar como a palavra ou expressão é usada e em qual situação”, esclarece Litany.
» Ser persistente no estudo do inglês. “Interrupções no aprendizado, além de desacelerar o desenvolvimento das habilidades comunicativas, podem levar a um retrocesso, que, muitas vezes, causa o desânimo de recomeçar. A persistência faz com que a pessoa crie o hábito de estudar outra língua, tornando isso uma atividade rotineira”, justifica a coordenadora.
» Uma dica prática é mudar a língua padrão do smartphone para a língua inglesa.
Fonte: Cultura Inglesa