A sala de aula com quadro-negro e giz colorido já não atrai os professores e muito menos os alunos. É necessário inovar e criar um mundo mais dinâmico para prender a atenção de todos. O desafio é encontrar novas formas que caminhem com as disciplinas abordadas, o que favorece tanto o aprendizado quanto a atenção e o desempenho dos alunos.
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Ter um bom professor como exemplo pode ser determinante na escolha da profissãoApoio da família, da escola e orientação profissional ajudam na escolha da carreiraBrasileiros abrem os olhos para oportunidades de bolsas para atletas nos EUAAlimentação tem impacto no rendimento do estudanteDesastre da Mina do Córrego do Feijão se transforma em atividade interdisciplinar Capacitação específica de professores é desafio em MinasTecnologia pode auxiliar nos estudosEstágio é a ponte que liga a teoria à práticaO professor de física Ennio Alberto Filho, do Colégio Pitágoras Cidade Jardim, tenta maneiras diversas de explicar o conteúdo. “Uma vez por semana, exibo um filme sobre algum tema que possa relaxar os alunos, mas sem quebrar o ritmo da aula ou prejudicar o andamento da matéria”, diz. Já o professor de matemática do Chromos Pré-Vestibular e Pré-Cefet Guilherme Antônio Lara Camargos, quando entra em sala, já diz para a turma que nem ele nem a matemática são a coisa mais chata do mundo.
Para as alunas do Chromos Pré-Vestibular Lorena Gaspar e Bárbara Perisco, os professores têm buscado cada vez mais maneiras de chamar a atenção e ensinar o conteúdo de forma eficiente. “Brincadeiras e músicas são ótimas formas de descontração, e as aulas mais interativas são as melhores formas de a gente aprender e fixar o conteúdo”, ressalta Lorena. “Os professores não deixam a gente se cansar. Conversam, apresentam vídeos, filmes e provas antigas para fixação”, explica Bárbara.
Depois que o Enem passou a ser a porta de entrada das universidades federais, a preocupação com o exame aumentou. “Não basta apenas focar o que cai no Enem, e sim o conteúdo como um todo.