Os vencedores da 2ª edição do Prêmio Jornal na Escola foram conhecidos em solenidade na noite de terça-feira no Teatro Ney Soares, no câmpus do Centro Universitário UniBH. Versando sobre o tema gentileza urbana, as redações que concorreram revelaram que gestos de amabilidade podem ser vistos com muita mais frequência do que se imagina. Os 90 finalistas, familiares e representantes das escolas se emocionaram durante a solenidade. “O clima era de muita emoção, era como se fosse uma conclusão de curso, uma diplomação. Orgulho imenso dos pais de verem os filhos nas primeiras cadeiras do auditório por terem escrito as redações premiadas em concurso chancelado pelo Estado de Minas”, afirmou a gerente executiva de marketing e comercialização dos Diários Associados, Andreia Zuqui.
Promovido pelo EM e Centro Universitário UniBH, o concurso de redação incentivou práticas de leitura e escrita entre os estudantes do ensino médio das redes públicas e privadas da capital e região metropolitana. Os cerca de 800 estudantes foram orientados no processo de escrita por professores das respectivas redações. A importância pedagógica do concurso foi destacada pela gerente de marketing, comunicação e relações corporativas do UniBH, Fernanda Bastos. “Nós temos a educação no nosso DNA e acreditamos que o incentivo à escrita significa também o estímulo à leitura. Essa iniciativa, que promove a reflexão sobre a gentileza e a cidadania, insere-se, portanto, no nosso princípio da transformação social pela educação.”
A comissão julgadora recebeu 771 redações produzidas por estudantes vinculados a 44 escolas que se inscreveram para participar do concurso. Foram premiadas as melhores redações em três categorias (veja quadro). Entre os alunos do 1º ano do ensino médio, a vencedora foi Larissa Cepovilla Rocha. Na categoria do 2º ano, a melhor redação foi de Letícia Natalia Camargos e, na do 3º ano, a vencedora foi Giulia Monteira Silva Gomes Vieira. O tema desta edição foi gentileza urbana.
As escolas inscritas receberam exemplares gratuitos do EM, tiveram acesso digital ao jornal e puderam disponibilizar o conteúdo aos seus alunos. Além de assinatura digital e certificado de participação, os vencedores receberam prêmios, como bolsas de estudos de graduação ou graduação tecnológica parciais ou integrais, iPhones, iPads e notebooks.
BONS TEXTOS A qualidade das redações foi destacada pela comissão julgadora, conforme lembra Andreia Zuqui. “É um trabalho importantíssimo, que colabora na preparação para o Enem. Eram textos muito conscientes em consonância como os eixos cognitivos do exame.” Formada por jornalistas do EM e por professores do UniBH, a comissão julgadora levou em conta a abordagem do tema proposto, domínio do tipo textual, clareza de expressão, ortografia, acentuação e pontuação.
O número expressivo de participantes, na avaliação de Zuqui, quebra o tabu de que jovens não gostam de ler e escrever. Ela lembra que os estudantes das escolas inscritas acompanharam as reportagens sobre o tema. Os alunos do Coleguium foram premiados nas três categorias. A supervisora de redação da rede, Hellen Brandão, credita o bom desempenho ao trabalho de produção de textos que é desenvolvido na escola do ensino infantil ao ensino médio. “O jornal cumpre o papel social ao propor concurso tão importante em parceria com universidade renomada como o UniBH. Para as escolas é importante engajar os meninos em atividades que possibilitem pensar a cidade. Discutir gentileza urbana é essencial”, disse.
Os vencedores
Categoria 1
(1º ano do ensino médio)
1º lugar – Larissa Cepovilla Rocha
2º lugar – Lívia Pardine Sina Araújo
3º lugar – Caio Guedes de A. Mota
Categoria 2
(2º ano do ensino médio)
1º lugar – Letícia Natalia Camargos
2º lugar – Gustavo Lamounier Miranda
3º lugar – Mariana Vieira Ribeiro
Categoria 3
(3º ano do ensino médio)
1º lugar – Giulia Monteiro Silva Gomes Vieira
2º lugar – Clarisse Nascimento Antunes
3º lugar – Elder Henrique Attala e Paiva