Crianças em processo de alfabetização dão os primeiros passos no caminho de aprendizado. A Mesa Digital Alfabetizadora mostra que a tarefa de combinar letras pode ser uma divertida brincadeira. O dispositivo educacional é empregado para auxiliar o processo de alfabetização de alunos do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, localizada em Betim, na Grande Belo Horizonte.
Leia Mais
Haitianos recebem apoio de centro que acolhe imigrantes na Grande BHMais de 551 mil estudantes fazem provas do Enade neste domingoProjeto em Conceição do Mato Dentro capacita mulheres para a confecção de tapetes arraiolosO processo de alfabetização é feito de maneira coletiva. Cada mesa comporta até seis alunos, que têm como peças de um jogo as letras do alfabeto. Toda computadorizada, a mesa é conectada a um monitor que mostra as palavras criadas pelos estudantes. Os alunos se familiarizaram com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas, um software especial faz com que as apareçam na tela do computador. De maneira interativa, as crianças reconhecem o alfabeto, constroem palavras, encontraram significados, descobrem acentos e interpretam textos.
As crianças aprovaram o projeto.
A mesa vem acompanhada de livros, que servem como base para as professoras darem aula. Desta forma, o professor trabalha o assunto abordado no livro durante a aula e, em paralelo, utiliza o recurso da mesa para complementar o assunto de forma dinâmica e participativa. A mesa pode ser utilizada por grupos de até seis estudantes e permite várias adaptações, sendo possível criar aulas diversificadas, de acordo com o nível e idade de cada turma..