O ensino superior no Brasil continua precisando de recuperação. Dos 9.963 cursos superiores avaliados em 2014 pelo Ministério da Educação (a análise é divulgada com um ano de atraso), 756 obtiveram resultado insatisfatório, com nota 2 ou 1, em uma escala de 1 a 5, de acordo com o MEC. Dessas, 103 estão em Minas. A avaliação decorre do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado ontem, que leva em consideração não só a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizada pelo estudante ao fim do curso, mas diversos aspectos da graduação, como corpo docente, infraestrutura da instituição e até os resultados da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que servem para o ingresso à faculdade. Especificamente, o CPC é divulgado somente a cada três anos.
Leia Mais
Ministério da Educação suspende vestibular de 68 cursos no BrasilPlano de Educação de BH teve aprovação tumultuadaVereadores aprovam Plano de Educação de BHUFMG retoma seleção única de candidatosO Ministério da Educação também apresentou o resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que avalia a instituição de ensino como um todo. Foram analisadas 2.042 instituições, sendo que 1.571 obtiveram resultado satisfatório. Da mesma forma, as notas vão de 1 a 5, sendo consideradas insatisfatórias aquelas inferiores a 3. No caso, são 285 instituições, sendo que 280 foram classificadas com nota 2 e cinco com nota 1.
As cinco instituições com IGC 1 não poderão abrir novos cursos e estarão ainda sujeitas a um protocolo de compromisso para recuperação. As demais, com IGC 2, terão autorizados somente cursos com conceito 4 ou 5 no CPC. As instituições com reiteradas notas 1 ou 2 (2014 e 2011) são 26. Todas terão que passar por novos processos de supervisão, com penalidades que incluem a limitação das quantidades de novos ingressos de estudantes.
CURSOS AVALIADOS
Arquitetura e urbanismo
Sistema de informação
Engenharia civil
Engenharia elétrica
Engenharia de computação
Engenharia de controle e automação
Engenharia mecânica
Engenharia química
Engenharia de alimentos
Engenharia de produção
Engenharia ambiental
Engenharia florestal
Engenharia
Ciência da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras-Português
Matemática
Química
Artes visuais
Educação Física
Letras-Português e espanhol
Letras-Português e inglês
Música
Pedagogia
Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnólogo em automação industrial
Tecnólogo em gestão da produção industrial
Tecnólogo em redes de computadores