A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi bem avaliada em dois rankings que avaliam as melhores universidades da América Latina. Latin America University Rankings, da Times Higher Education (THE), a instituição ficou em 7º lugar, atrás de outras quatro escolas brasileiras. Já na Universidade QS Rankings: América Latina, recebeu pontuação que a colocou em 14º lugar.
O ranking aponta 23 universidades brasileiras entre as 50 melhores da América Latina. Em segundo lugar, vem o Chile, com 11 instituições, seguido do México, que tem oito universidades. Em maio deste ano, a THE divulgou o ranking de reputação acadêmica e colocou a UFMG em nono lugar. O estudo foi feito com mais de 10 mil acadêmicos de todo o mundo.
Para o reitor Jaime Ramírez, esse resultado é consequência de um conjunto de políticas nas quais a UFMG tem trabalhado há anos, “em todos os setores e em todas as dimensões, o que aumenta a responsabilidade da Instituição para manter e ampliar o patamar de qualidade já alcançado”.
Universidade QS Rankings: América Latina
Em outro estudo, que é divulgado pela Universidade QS Rankings: América Latina desde 2011, a UFMG ficou em 14º lugar. O ranking levou em conta a pontuação de cada instituição em oito indicadores: reputação acadêmica, reputação do empregador, relação de empregados e estudantes, citações por artigo, citações por docentes, rede de pesquisa internacional, proporção de pessoas com Phd, e impacto da Web.
Nos quesitos avaliados, a UFMG ficou com 86,8 pontos. A instituição ficou em 16º lugar. A sua frente, estão, entre outras, a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As duas últimas, em primeiro e segundo lugar do levantamento, respectivamente.