Leia Mais
Coordenadores municipais do Enem em Minas Gerais serão capacitados neste sábado em Belo Horizonte'Enem é mais importante do que o Pokémon Go', afirma MEC em postagem Simulado online do Enem está disponível a partir de hojeTermina hoje prazo para pagar a taxa do Enem e confirmar a inscriçãoNúmero de inscritos no Enem cresce 9,4%; governo desiste de cortesMEC adota identificação biométrica e lança aplicativo para o Enem Enem: este é o último fim de semana para fazer o simulado do exame onlineEscolas com melhor desempenho no Enem têm professores com boa formaçãoColégio mineiro tem a maior média no Enem entre as escolas públicas do BrasilO estudante da 3ª série do ensino médio do Colégio Padre Eustáquio Matheus Santiago de Andrade Marques, de 17, ainda tem dúvidas sobre o curso, mas sabe que, independentemente do que escolher, tem que se preparar bem em virtude da concorrência. Nesse processo, ele conta com a ajuda do avô Antônio Silva Marques, de 82, seu amigo e conselheiro. “Ele me dá todo o suporte.
Geraldo e o coordenador da 3ª série do ensino médio do Colégio Magnum, Marco Antônio Barbosa, afirmam que é responsabilidade dos pais e responsáveis garantir ambiente adequado para que os filhos possam estudar com tranquilidade. “Os pais podem orientar o filho mais novo para que não atrapalhe a concentração do irmão. Também podem evitar fazer festas e encontros no fim de semana à tarde, que fazem com o estudante tenha que deixar a preparação para encontrar os primos, por exemplo”, diz Geraldo.
Os familiares devem poupar o estudante dos problemas familiares e evitar, por exemplo, mandar mensagens nos aplicativos, que tirem a concentração dele. Marco Antônio lembra que apoio emocional é crucial.
Os estudantes podem estudar com ajuda de videoaulas disponíveis na internet, conforme lembra Geraldo. “Ainda não é o momento de desacelerar. Um mês e meio é muito tempo. Pode começar a desacelerar nas duas últimas semanas. Ficar mais relaxado na última hora para não ficar com sentimento de culpa”, afirma. É preciso dedicar tempo para a redação. Uma dica é olhar as sugestões de temas, procurando se familiarizar com termos e assuntos que domina pouco.
O estudante precisa conhecer a prova do Enem, procurando identificar os assuntos recorrentes e se acostumar com o pouco tempo para resolver as questões. “Em matemática, por exemplo, não adianta estudar logaritmo, porque não caiu nos últimos exames.
Geraldo garante que não haverá mudança no perfil do Enem, nesta edição, em decorrência de alterações na direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “A elaboração das provas foi encerrada em junho, quando a nova direção do Inep tinha acabado de assumir.” Marco Antonio sugere a quem estuda por conta própria, sem frequentar cursos preparatórios, que acesse a plataforma de estudo disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC).
FIQUE POR DENTRO
Confira como será o Enem 2016
DATA
- A aplicação das provas será nos dias 5 e 6 de novembro de 2016. Os portões serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília. A aplicação das provas começará às 13h30.
PROVAS
- Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.
- No sábado, dia 5 de novembro, primeiro dia de realização do exame, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
- No domingo, dia 6 de novembro, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração e 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.