Universitários fecharam o estacionamento do câmpus saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na manhã desta quinta-feira. Os estudantes protestam contra a PEC-241, que congela os gastos públicos durante 20 anos.
O câmpus fica no Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O protesto começou por volta das 5h. A manifestação foi comunicada ontem, por meio das redes sociais.
Por meio da assessoria de imprensa, o professor Tarcizo Nunes, membro da Comissão Permante do Câmpus Saúde e diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, informou que o câmpus saúde segue o posicionamento da universidade – o conselho universitário divulgou nota nesta semana.
Ele disse que o protesto dos estudantes foi pacífico e terminou às 12h. Os alunos já haviam comunicado o protesto e os funcionários que trabalham no local foram sem carro, pois sabiam do fechamento. O atendimento aos pacientes não foi prejudicado, porque os manifestantes autorizaram a entrada de ambulâncias e veículos das pessoas que seriam atendidas nos anexos do Hospital das Clínicas.
Ainda segundo a assessoria, a Comissão apoia a manifestação contrária à PEC-241 e afirma que é direito do estudante se manifestar.