No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos farão hoje (6) as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e a redação em cinco horas e 30 minutos de exame.
Leia Mais
Adiamento na prova do Enem se alastra pelo interior de MGInep minimiza problemas no Enem e faz balanço positivoPrimeiro dia de Enem rende memes na webProva do Enem é considerada 'difícil' e 'pesada' para estudantes em BHConfira gabarito extraoficial do primeiro dia de provas do Enem 2016Candidato chega duas horas antes da abertura dos portões para não perder EnemSegundo dia do Enem tem Kombi para ajudar quem perdeu a hora e reunião para 'assistir' aos atrasadosCaminhos para combater intolerância religiosa é o tema da redação do Enem Candidatos ao Enem são recebidos com 'abraços grátis' no campus da PUC em BHA área de linguagens, códigos e suas tecnologias abrange o conteúdo de língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol, conforme a opção escolhida pelo participante no momento da inscrição. Serão 90 questões, 45 delas de matemática.
Redação
A redação, um dos pontos que mais preocupa os candidatos do Enem, deve ser um texto argumentativo-dissertativo de, no máximo, 30 linhas. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema proposto apoiado em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.
Orientações
Para fazer a prova, é necessário apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.
O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses itens, eles também deverão ser colocados no porta-objetos.
Lanche e biometria Para enfrentar as longas horas de prova, o candidato poderá levar água e comida. Haverá fiscalização dos lanches, segundo o Ministério da Educação. Neste ano, pela primeira vez, há identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.
Com Agência Brasil .