Candidatos a vagas nas universidades brasileiras começaram a chegar no campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Leia Mais
Segundo dia do Enem tem provas de linguagens, matemática e redação Adiamento na prova do Enem se alastra pelo interior de MGInep minimiza problemas no Enem e faz balanço positivoNa saída do Enem, estudantes elogiam tema da redação e reclamam do cansaçoCandidato chega duas horas antes da abertura dos portões para não perder EnemSegundo dia do Enem tem Kombi para ajudar quem perdeu a hora e reunião para 'assistir' aos atrasadosCaminhos para combater intolerância religiosa é o tema da redação do EnemUm grupo de jovens distribui "abraços grátis" para relaxar os candidatos. "Fazemos isso há 7 anos. É um momento complicado para os estudantes e estamos aqui para tentar amenizar", disse Luisa Roberta,de 26 anos.
Por enquanto, o trânsito está tranquilo na avenida Dom José Gaspar, onde fica a entrada principal da PUC Minas.
Brenda Kovalski, de 20 anos, tenta o Enem pela terceira vez. "Achei a prova de ontem média. Acho que hoje vai ser mais difícil por causa da redação e da prova de matemática", conta a jovem. Ela ainda não decidiu qual curso vai fazer.
Isabela Bitarães, de 27 anos, garante que a ocupação em parte dos prédios da PUC não causou nenhum tumulto na realização da prova. "Sou à favor do movimento, mas só se não for atrapalhar.
Ela faz o Enem pela primeira vez e achou as provas de física e filosofia complicadas. "Acho que o Enem aborda minorias. Acho que a redação vai ser sobre os refugiados ou sobre o desastre em Mariana", completou.
Igor Wallace, de 17 anos, aposta que o tema da redação vai ser sobre política. Ele aproveitou para ler Dom Casmurro enquanto espera para fazer os testes. "Eu não estudo nas vésperas.
Tema da redação
Na Porta da Faculdade de Medicina da UFMG, alguns estudantes que aguardavam a abertura dos portões aproveitaram para dar uma última revisada na matéria.
É o caso do estudante Jonas Filho, de 19 anos, que aguarda o começo da prova dando uma relembrada em algumas dicas para a prova de matemática.
Segundo ele, a matéria é sua maior dificuldade. Jonas disse que a prova de ontem foi tranquila, apesar de ter sido considerada pouco difícil por alguns candidatos.
A aposta dos alunos que aguardam para fazer o exame é que o tema da redação seja o desastre ambiental de Mariana, que completou um ano nesse sábado. No primeiro dia de provas do Enem, o assunto não foi abordado em nenhuma questão.
Os portões já foram abertos e o clima é de tranquilidade no local. Um estudante esqueceu de levar documento com foto e foi barrado.
.