Leia Mais
Segundo dia do Enem tem Kombi para ajudar quem perdeu a hora e reunião para 'assistir' aos atrasadosCaminhos para combater intolerância religiosa é o tema da redação do Enem Candidatos ao Enem são recebidos com 'abraços grátis' no campus da PUC em BHSegundo dia do Enem tem provas de linguagens, matemática e redação Adiamento na prova do Enem se alastra pelo interior de MGMarcílio estudou na Escola Municipal Conde de Agrolongo, na Penha, e pretende cursar alguma faculdade ligada à área da saúde, como medicina, fisioterapia ou educação física. "Essas são as três áreas que eu estou tentando entrar. Vamos ver como vai ser o resultado."
Ontem (5), primeiro dia do Enem, Marcílio também foi um dos primeiros a chegar. O candidato achou a prova de sábado fácil e disse que estava mais preocupado com a avaliação de hoje, principalmente com a redação. No começo da tarde, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema do texto que os candidatos terão que escrever neste domingo: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
Skate, bicicleta, moto, táxi, ônibus, BRT, metrô foram os meios de locomoção utilizados pelos candidatos para chegar ao local das provas neste domingo. A vendedora ambulante Célia dos Santos também compareceu oferecendo canetas esferográficas pretas de corpo transparente, as únicas permitidas para fazer o Enem, além de biscoitos e outras guloseimas.
Célia faz ponto há 22 anos no Colégio Pedro II do Humaitá, também em Botafogo, mas como a unidade está ocupada pelos estudantes por motivos políticos, ela resolveu arriscar a sorte em outro colégio. No entanto, considerou o movimento fraco. “O pessoal veio preparado”, avaliou.
Expectativa
O estudante Matheus Raposo ainda não decidiu que faculdade pretende seguir e está indeciso entre economia, direito, estatística, jornalismo.A candidata Paula Barbiere, que ontem achou as provas de ciências humanas fáceis, mas as de exatas “bem difíceis”, está fazendo o Enem para mudar de profissão. Formada em direito, Paula deixou de exercer a profissão de advogada e pretende passar para a Universidade Federal Fluminense (UFF), para cursar veterinária.
Os portões do Colégio Santo Inácio fecharam exatamente às 13h e Paula Di Paula, que chegou cerca de três minutos atrasada, não conseguiu entrar. Ela já fez duas faculdades, de matemática e letras, e ia fazer a prova do Enem “para dar apoio à namorada”. Disse que talvez se candidate ao exame no ano que vem, para cursar música.
E não perca, neste domingo, divulgação do gabarito extra-oficial das provas do Enem, em parceria do Portal Uai, Estado de Minas e Chromos.