Mais de 8 mihões de candidatos encerraram neste domingo a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. No segundo dia, a prova exame trouxe 90 itens de matemática e 90 itens de linguagens, além da redação. Como já é de praxe, os itens trouxeram textos de diversos gêneros literários, valorizando grandes autores, além de temas do cotidiano do estudante. O tema da redação tratou da intolerância religiosa no Brasil e os caminhos para superá-la.
Leia Mais
Na saída do Enem, estudantes elogiam tema da redação e reclamam do cansaçoConfira o gabarito extraoficial do segundo dia de provas do Enem 2016Provas do Enem têm questões sobre machismo, meio ambiente e direitos humanosConfira gabarito extraoficial do primeiro dia de provas do Enem 2016Veja como foi o último dia do Enem, com redação e operações contra fraudeAlunos pagam até R$ 180 mil para fraudar Enem, diz Polícia Federal Índice de abstenção no Enem 2016 foi de 30% e 768 alunos foram eliminados
O tema esporte esteve presente em diversas questões da prova, inclusive em itens de matemática que tratavam da composição de uma equipe de tênis e sobre as categorias de peso em modalidades de luta. O aspecto esportivo também apareceu na prova de linguagens, que trouxe o trecho de uma entrevista com Terezinha Guilhermina, paratleta do atletismo que disputou a Paralimpíada do Rio 2016.
O Enem tem como marca trazer temas do cotidiano do aluno, mesmo em provas consideradas mais "duras", como matemática.
Quadrinhos
Nas prova de língua estrangeira, os candidatos já habituados com o Enem podem ter sentido falta dos quadrinhos, que são uma marca da prova. Mafalda e Calvin, personagens sempre presentes nos itens de espanhol e inglês, respectivamente, não apareceram neste ano. A prova de inglês trouxe trecho de uma canção e Paul McCartney, "Ebony and ivory", em uma questão de interpretação. Nos itens de espanhol, a única questão com imagens trazia uma frase pichada em um muro com a frase "No supe qué ponerme y me puse feliz".
.