Mais uma unidade da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) foi ocupada por manifestantes contrários à PEC 241 - que propõe a redução dos gastos do governo com educação, saúde e outras áreas - e a reforma do ensino médio. Em assembleia no final da noite dessa segunda-feira, cerca de 250 alunos decidiram incluir a unidade São Gabriel, na Região Nordeste de Belo Horizonte, no movimento que ocorre em vários estados pelo país. A universidade já conseguiu a reintegração de posse que vale para todas as unidades na capital.
Leia Mais
PUC Minas entra em protestos de estudantes no estado contra PECsGreve de professores atinge pelo menos sete universidades federais de MinasProfessores da UFMG decidem entrar em greveNa quinta-feira da semana passada os estudantes da unidade Coração Eucarístico, no bairro de mesmo, Noroeste da capital, decidiram ocupar o prédio. Na ocasião, a universidade informou que estava em diálogo com os estudantes.
A ocupação permaneceu durante o fim de semana em que o Exame Nacional do Ensino Médio ocorreu.
Reintegração de posse
Apesar do clima tranquilo, nessa segunda-feira a reitoria da PUC conseguiu decisão favorável que pede a reintegração de posse. O pedido foi feito na última sexta-feira na Justiça, após a ocupação no Coração Eucarístico. Além da unidade na Região Noroeste, a medida vale também para o campus São Gabriel e todas os outros locais da universidade na capital. O prazo para que os alunos deixem os espaços ocupados é de cinco dias, após a intimação.
No entanto, em nota, a reitoria informa que não pretende usar “meios abusivos”.
A universidade ainda apela para que os responsáveis pelo movimento “considerem o direito dos outros alunos”. “Mesmo compreendendo a relevância social da motivação do mencionado movimento, a Universidade não pode permitir que a normalidade das atividades acadêmicas seja prejudicada, especialmente em função da proximidade do final do semestre letivo”, afirma.
UFMG
Na UFMG o movimento também segue. até o momento, de acordo com o movimento “Ocupa Tudo UFMG” estão ocupados, os prédios da Farmácia, Ciências Exatas, Educação Física, Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 e 2, Música, Instituto de Geociências, Belas Artes, Faculdade de Educação, Letras, Ciência da Informação, Arquitetura, o Colégio Técnico (Coltec) e o teatro universitário. Nesses locais, não estão ocorrendo aulas. .