Estudante do 3º ano do ensino médio de um colégio particular da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, Jorge Abrahão Caram Lisboa, de 18 anos, candidato a uma vaga no curso de artes visuais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já lançou mão de aulas pela internet para estudar. No Descomplica e no YouTube, procurou por aulas de química e matemática para se preparar também para avaliações da escola. “As videoaulas ajudam muito, por serem bastante simplificadas. E é mais prático, uma vez que não precisa sair de casa e pode ser visto a qualquer hora”, comenta. Mas, para ele, é preciso cautela: “Nem todos os conteúdos têm boas aulas na internet, a exemplo de português, história e inglês. Então, não podemos depender somente desses cursos on-line”.
Comprometimento para não perder o rumo é mesmo essencial, conforme ressalta o gerente pedagógico do Descomplica, Eduardo Valladares. O cursinho on-line criou, há quase quatro anos, o Guia de estudo perfeito, que ensina o aluno a montar programas de estudos, primando pela organização, rendimento, foco, superação, eficácia e confiança. “Ensinamos o estudante a se orientar e criar rotina. Não basta ligar a internet, entrar no site e assistir à aula. Precisa ter um ciclo de estudos”, explica.
Tudo isso em meio a um cenário em que se multiplicam as opções via internet de plataformas pagas, algumas delas com raízes no YouTube. Caso do Me Salva!, que se consolidou na rede, mas ainda mantém o canal que lhe deu origem, sendo atualizado com vídeos focados no Enem e na revisão para a prova. A plataforma também libera gratuitamente simulados e algumas aulas, em data definidas.
De Belo Horizonte, o cursinho preparatório Percurso vai transmitir, neste sábado, para todo o país, ao vivo e gratuito, um aulão especial para o Enem. A maratona de oito horas, das 8h30 às 17h30, com intervalo de uma hora de almoço, vai contar com cerca de 20 professores e análise de tema de redação. Os interessados devem se cadastrar previamente pelo site (www.epercurso.com.br). “Vai haver brincadeiras e distribuição de brindes. É uma oportunidade para quem deseja rever itens. ”, afirma o diretor do Percurso, Rogério Pinto Ribeiro. Até ontem, havia 8 mil inscritos.
Critérios mantidos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que estão mantidos os critérios de avaliação das cinco competências da redação do Enem, tal como divulgados em seus documentos oficiais. Até o fechamento desta edição, afirmou que ainda não havia recebido a notificação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que acolheu o pedido do movimento Escola Sem Partido, encaminhado em junho, e suspendeu a regra do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que pode zerar a redação dos candidatos que violarem os direitos humanos. O Inep diz que respeita a decisão judicial, mas que recorrerá da sentença assim que for notificado.