Brasília – Mais de 6,7 milhões de brasileiros estão inscritos para participar da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação estreia este ano a prova em novo formato, com aplicação dividida em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12. Ao todo, 1.725 municípios brasileiros receberão o exame.
Neste domingo, os estudantes poderão conferir a sugestão de gabarito do Enem 2017 que será divulgada pelo Chromos e Portal Uai.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta os candidatos que se organizem para não chegar atrasado no dia da prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.
No Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o horário final é 13h (horário local). No ano passado, a abstenção dos candidatos inscritos no Enem foi de 30%. Ou seja, 3 a cada 10 inscritos deixaram de comparecer aos seus locais de prova. No total, 2.507.596 não compareceram aos locais das provas, incluindo aí os retardatários.
Como o Enem está marcado para o fim de semana, os estudantes devem se lembrar de que nesses dias o número de linhas de metrô, trem e ônibus circulando costuma ser menor. Uma dica é, antes do dia do exame, fazer o percurso até o local da prova para conhecer com antecedência o trajeto e ter noção do tempo gasto.
Neste ano, a redação passará a ser aplicada no primeiro dia do exame, neste domingo, com as provas de linguagens, códigos e sua tecnologia e ciências humanas e suas tecnologias, com duração máxima de 5h 30 min. No domingo seguinte, dia 12, será a vez dos participantes responderem a questões de ciência da natureza, matemática e tecnologias, com duração máxima de 4 h 30 min. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.
Pela primeira vez, a prova será personalizada com o nome e o número de inscrição do participante. O local e o endereço da prova podem ser consultados pelo aplicativo do Enem e pelo site do Inep. Os participantes que precisarem de atestado de comparecimento deverão imprimir a declaração no site do exame e colher a assinatura do coordenador do local.
Estudante confessa que pai trocou casa por vaga
aUm estudante da Universidade Federal de Goiás confessou à polícia que seu pai trocou uma casa por sua vaga no curso de medicina. O aluno prestou depoimento em 19 de julho, e suas revelações serviram de base para a Operação Porta Fechada, deflagrada pela Polícia Civil na segunda-feira passada. A operação tinha como alvo o concurso para delegado da Polícia Civil de Goiás. Durante a investigação, os policiais identificaram fraudes também no Enem 2016.
O aluno relatou aos investigadores que soube da negociação de sua vaga no dia em que prestou o Enem. À polícia, ele declarou que foi contra a negociação, mas que não desistiu de fazer a prova porque o pai havia dado uma casa em troca da vaga. Segundo o estudante, durante o caminho para a prova, seu pai o instruiu para que ele respondesse apenas 10 questões nos cartões-resposta, no 1º e no 2º dias de exame, e escrevesse 10 linhas da redação.
No dia seguinte ao exame, relatou, o vendedor de vagas Gabriel Ribeiro de Araújo ligou, via WhastApp, e informou ao estudante que ele deveria ir a Brasília terminar a redação do Enem. O aluno da Federal de Goiás narrou que um interlocutor identificado como Ronaldo Rabelo de Souza ligou, também via WhastApp, disse que o pegaria. Um dia depois, segundo o estudante, um carro ‘popular de cor cinza’ o buscou. No interior do veículo estavam Ronaldo, no banco do motorista, e também ‘dois meninos e uma menina’.
Oaluno afirmou que ‘um pouco antes de Taguatinga’, cidade no entorno de Brasília, o carro parou em um posto de gasolina. Após estacionarem, contou, uma caminhonete também parou no local. Saíram desse outro carro o vendedor de vaga Gabriel, um homem e uma menina.
De acordo com o estudante, pouco tempo depois, um outro homem chegou ao local e tirou um envelope de dentro da jaqueta. O aluno disse à polícia que lhe foi entregue a mesma redação que ele havia começado no dia da prova do Enem, com apenas 10 linhas preenchidas. Segundo o estudante, ele viu que estava junto à redação o cartão-resposta do segundo dia do exame ‘totalmente preenchido’.
O aluno ainda contou que ele e os outros estudantes que estavam em seu carro terminaram a redação no local. Os papéis, segundo o estudante, foram recolhidos pela ‘pessoa de jaqueta’.
Após o resultado do vestibular ser divulgado, o estudante informou que foi aprovado. Na sala de aula, disse ter reconhecido três colegas: os mesmos que terminaram a redação no posto de gasolina.
Em nota, a Universidade Federal de Goiás afirma que não foi informada oficialmente pela Polícia Civil. “Medidas cabíveis serão tomadas somente após essa notificação. Ademais, o Enem é organizado pelo Inep”, afirma a nota.
Para anotar
Confira horários e orientações para os candidatos
Horário
Como em edições anteriores, a programação do exame é regulada conforme o horário de Brasília. O Inep alerta para os participantes ficarem alertas ao fuso dos estados onde prestarão o exame.
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Permissão de saída: a partir das 15h30
Término da prova em 5/11: 19h
Término da prova em 12/11: 18h
Documentação
É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho ou carteira de reservista; não serão aceitas cópias autenticadas. Caso o candidato tenha a documentação furtada ou roubada antes da prova, poderá apresentar um boletim de ocorrência registrado em até 90 dias.
Material
Os únicos tipos de canetas permitidas são as de corpo transparente e tinta preta.
O que não pode
No local de prova, os objetos proibidos devem ser guardados em um envelope porta-objeto, que poderá ficar embaixo da cadeira do participante. O edital prevê a eliminação de candidatos que portarem alguns dos seguintes materiais durante a aplicação do exame:
Caneta não transparente, lápis, borracha e lapiseira;
Boné, chapéu, gorro e outros acessórios de chapelaria;
Celular, tablet, pen drive, calculadora e outros tipos de equipamentos eletrônicos;
Fone de ouvido;
Óculos escuros.
Redação
Ela será aplicada neste domingo, dia 5. Confira o que fazer para não zerar a prova, segundo o Inep:
Não fuja do tema proposto;
Respeite os direitos humanos (o ministro da Educação, Mendonça Filho, reiterou a regra, que é alvo de contestação na Justiça);
Escrever menos de oito linhas;
Fazer desenhos;
Utilizar uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.