Os portões da entrada principal da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) foram abertos 15 minutos antes do previsto para a realização das provas do Exame Nacional O Ensino Médio neste domingo. Às 11h45, os candidatos à prova cuja nota pode ser usada para ingresso no ensino superior já puderam entrar. Eles ficaram, no entanto, na área de estacionamento, uma vez que o acesso às salas só ocorreu às 12h, quando os portões 1 e 2 foram abertos e os alunos se dirigiram às salas.
Na Fafich, os alunos aguardavam em fila na parte externa da faculdade e o acesso aos locais de prova também ocorreu pontualmente às 12h.
Em todo o Brasil, são 12.432 endereços de aplicação do Enem. O participante tem até 13h para entrar nesses locais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomendou em sua página na internet que todos os participantes chegassem até 12h, quando os portões foram abertos.
A aplicação das provas começa às 13h30, pelo horário oficial de Brasília, mas a partir das 13h o participante já deverá aguardar em sala de provas até que seja autorizado o início do exame. Nesse período são feitos os procedimentos de verificação de segurança. A ida ao banheiro, a partir das 13h, é permitida desde que acompanhada por um fiscal.
.