O prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Enem dos participantes que não conseguiram a isenção termina hoje, 23 de maio, mesmo em localidades onde for feriado. O participante pode pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) pelo banco de sua preferência, pelo site ou aplicativo; em casas lotéricas e em agências dos Correios. Cada uma dessas instituições, entretanto, tem um horário de compensação bancária.
É dever do participante se informar para efetuar o pagamento dentro do horário válido. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta aos participantes que não deixem para efetuar o pagamento da taxa de inscrição na última hora, considerando que não haverá prorrogação do prazo de pagamento.
A inscrição só será confirmada após a instituição bancária comunicar o pagamento da GRU ao Inep. Essa comunicação pode demorar de três a cinco dias úteis, dependendo da instituição. Além disso, o participante deve ficar atento ao selecionar a data de pagamento, uma vez que alguns bancos agendam, automaticamente, o débito para a data de vencimento da GRU, no caso, dia 23 de maio, atrasando a confirmação da inscrição na Página do Participante.
Acesso ao boleto – Aqueles que não salvaram ou imprimiram a GRU, ao término da inscrição, ainda podem ter acesso ao boleto pela Página do Participante. É necessário informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição, responder ao desafio de figuras e clicar em “Enviar”. A Página do Participante exibirá, então, a mesma mensagem do final da inscrição e será gerada a GRU. Para os participantes isentos não é exibido o boleto.
Se o participante esqueceu ou errou a senha, o sistema exibirá a mensagem “Dados Inválidos”. Em caso de senha incorreta, o Inep orienta que o participante faça uma segunda tentativa certificando-se de ter informado a senha correta. Em caso de esquecimento, será necessário recuperar a senha. Na Página do Participante há orientações detalhadas para as três situações possíveis: esqueci a senha; esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail cadastrado; esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail e ao celular cadastrado.
Testes recentes revelam várias tentativas de recuperação de senha com e-mails grafados incorretamente, impedindo que a nova senha seja recebida pelo participante. O envio de uma nova senha para quem fez a recuperação é imediato. Se o e-mail demorar para chegar o participante deve conferir a possibilidade de ele ter sido direcionado para a Caixa de Spam. Caso contrário, o e-mail informado tinha erros e deve ser feita uma nova recuperação de senha.