Se você sempre gostou de tocar algum instrumento, compor melodias e, desde pequeno, faz aulas de canto, a graduação de música pode ser uma boa opção. Essa profissão tem um mercado bem versátil e o curso permite que o estudante opte pela modalidade de licenciatura ou bacharelado.
Ao todo, existem 109 faculdades autorizadas a oferecer o curso superior de música no Brasil e as que se encontram aptas são qualificadas de acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Educação.
Entre os quesitos de avaliação analisados pelo MEC se encontram o conceito do curso, onde é avaliado a titulação do corpo docente, o desempenho dos alunos, as instalações físicas, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos; o conceito preliminar do curso, que é atribuído a partir de uma avaliação presencial do MEC e pode confirmar ou sugerir a modificação desse conceito e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma avaliação dos conhecimentos e competências dos estudantes relacionadas às diretrizes curriculares de determinado curso de graduação.
A maioria das universidades exige alguma vivência no campo musical para quem pretende ingressar no curso. O processo seletivo inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, na qual são avaliados a técnica e a habilidade em Música.
Quem escolher a modalidade de bacharelado pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares, atuando como compositor, maestro, intérprete, gravar trilhas sonoras e até criar jingles para filmes e comercias publicitários. Porém, caso o bacharel faça uma licenciatura, poderá ainda dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.
Rodrigo Victor Marques, de 19 anos, escolheu o bacharelado em música e não se arrepende da escolha. "A música tem muito significado para mim. Ela é a melhor maneira para expressar a nossa liberdade e os nossos sentimentos".
Foi na música que Rodrigo encontrou seu caminho. "Eu sempre tive muita dúvida. Hoje, já estou indo para o terceiro semestre na faculdade", comemora. Ele também atua na área como professor e está começando a empreender na área musical. "Dou aula de contra baixo e guitarra e estou iniciando com um pequeno estúdio musical. Estou muito feliz nessa área", disse orgulhoso.
Entre as 15 melhores faculdade de música do Brasil, sete são privadas e entre elas, cinco são parceiras do Educa Mais Brasil.
Pretende ingressar em uma boa faculdade de música? Confira agora quais são as melhores faculdades de música do país:
Públicas:
1. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mendonça Filho (Unesp)
Local: São Paulo (SP)
Enade: 5
2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
Local: Porto Alegre (RS)
Enade: 5
3. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Local: Curitiba (PR)
Enade: 5
4. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Enade: 4
5. Universidade Federal do Ceará (UFC)
Local: Fortaleza e Sobral (CE)
Enade: 4
6. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Local: Salvador (BA)
Enade: 5
7. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Local: Santa Maria (RS)
Enade: 5
8. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Local: Uberlândia (MG)
Enade: 5
Privadas:
1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Local: Curitiba (PR)
2. - Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
Local: Presidente Prudente (SP)
3. - Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)
Local: Barra Mansa (RJ)
4. Faculdade Integral Cantareira (F.I.C)
Local: São Paulo (SP)
5. - Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp)
Local: Campo Limpo Paulista (SP)
6. - FIAM-FAAM Centro Universitário (Unifiam FAAM)
Local: São Paulo (SP)
Enade: 5
7. - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
Local: São Paulo (SP)
Enade: 4