A educação no país segue com níveis preocupantes. E Minas Gerais não fica de fora. No 3º ano do ensino médio, aproximadamente 71% dos estudantes alcançaram níveis insuficientes em língua portuguesa na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Já em matemática, 70,52% dos alunos tiveram o mesmo resultado. No 5º e 9º ano do ensino fundamental a situação não é diferente. Cerca de 32% e 60%, respectivamente, tiveram resultado insuficientes em língua portuguesa, e outros 26% e 62%, alcançaram o mesmo nível em matemática. Os dados apresentados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). A Secretaria de Estado de Educação afirmou que Minas melhorou, no geral, no desempenho em Matemática e Língua Portuguesa, em todos os níveis de ensino avaliados (5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) em relação à última avaliação, realizada em 2015.
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Nem 10% dos alunos de escolas privadas têm nota avançada em PortuguêsCadastro da Educação Infantil em BH tem início nesta segunda-feiraMatemática é para todosNenhum estado atinge a meta do Ideb para o ensino médio; nota de Minas cai no fim do fundamentalModelo de educação básica fracassa nas escolas do BrasilMEC divulga nesta segunda-feira índice de qualidade do ensino básicoA situação é mais crítica no 3º ano do Ensino Médio. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram que dos alunos que participaram do Saeb, somente 0,84% conseguiram níveis adequados em língua portuguesa. Outros 28,04% tiveram desempenho considerado básico, além dos 71,05% que ficaram com nível insuficiente. Em matemática a situação não é diferente. Foram 2,17% que atingiram parâmetros adequados, 27,38%, básico, e outros 70,52% insuficientes.
Somente 15,05% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental alcançaram níveis adequados em língua portuguesa na avaliação do Saeb.
Já no 9º ano do ensino fundamental, apenas 2,85% alcançaram nível adequado em língua portuguesa. Outros 36,77%, chegaram a nível básico, e 60,95%, tiveram desempenho insuficiente. Em matemática, foram 2,97% no adequado, 34,11% ficaram no básico, e 62,93%, atingiram níveis insuficientes.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) destacou que Minas apresentou melhoras no desempenho em Matemática e Língua Portuguesa, em todos os níveis de ensino avaliados (5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio), em relação à última avaliação, realizada em 2015. “Inclusive, o Estado figura entre outros nove da Federação que conseguiram apresentar, em todas as etapas, em Língua Portuguesa e Matemática, proeficiência acima da média nacional”, finalizou.
Dados no país
Cerca de 70% dos estudantes que concluíram o ensino médio no país apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática.Em matemática, os estudantes alcançaram, em média, 270 pontos, o que coloca o país no nível 2, de uma escala que vai de 0 a 10, e segue a mesma classificação em língua portuguesa. A maior parte dos estudantes do país não é capaz, por exemplo, de resolver problemas utilizando soma, subtração, multiplicação e divisão..