As Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) de Belo Horizonte serão transformadas em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com autonomia administrativa, financeira e pedagógica. A lei, assinada pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira.
A Lei nº 11.132 cria o cargo comissionado de diretor de Emei e funções públicas comissionadas de vice-diretor de Emei, coordenador pedagógico geral, secretário escolar e os cargos públicos de bibliotecário escolar e assistente administrativo educacional.
Leia Mais
Cadastro da Educação Infantil para 2019 termina nesta sexta-feira em BHCampanha contra o sarampo acaba; ação segue nas UmeisAulas nas Umeis voltam nesta sexta-feira; Kalil diz que é 'vitória da categoria'Entenda o que muda com Umeis de BH se transformando em escolas municipaisAs escolas da prefeitura que ofertam ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação infantil continuarão sendo chamadas de Escolas Municipais.
A nova regra também institui o Abono de Estímulo à Fixação Profissional, “a ser pago uma vez ao final de cada semestre aos servidores e empregados públicos ocupantes dos cargos e empregos públicos de Professor para a Educação Infantil, de Pedagogo, de Técnico Superior de Educação nas funções de Supervisor Pedagógico ou Orientador Educacional, de Professor Municipal, de Bibliotecário Escolar, de Assistente Administrativo Educacional e de Auxiliar de Escola, em efetivo exercício das atribuições dos seus cargos e empregos públicos nas Escolas Municipais e Escolas Municipais de Educação Infantil - Emeis, conforme critérios a serem definidos em portaria do Secretário Municipal de Educação e do Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão”, diz o texto.
“O dinheiro já está garantido. Muda um pouco a estrutura. Eu fui o que pedi à secretária (Municipal de Educação) para tirar esse nome feio de Umei. Isso custa uma reestruturação das diretorias, já está feita, já aprovada na PL da Câmara”, comentou o prefeito Alexandre Kalil durante uma coletiva de imprensa realizada hoje no Aglomerado Santa Lúcia, onde visitou obras.