Estudantes em todo Brasil vão fazer as provas de ciências da natureza e matemática, neste domingo (11), no segundo domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). Com o objetivo de participar da jornada dos alunos, o Chromos Colégio e Preparatório, em parceria com o Portal Uai, promoverá a correção e divulgação antecipada do gabarito extraoficial pelo sétimo ano consecutivo.
Leia Mais
Gabarito extraoficial do Enem 2018: parceria do Portal Uai e ChromosVeja os possíveis temas que podem ser cobrados no segundo dia do EnemSegundo dia de provas do Enem exige habilidade contra o cansaçoVeja o que levar e não levar para o Enem
Para este segundo domingo de provas, os candidatos terão cinco horas. O tempo de aplicação dos testes aumentou em relação ao ano passado, quando os alunos tiveram quatro horas e 30 minutos para resolver as questões. “ foi pedida por conta da prova, o que foi atendido este ano. Pela primeira vez teremos 30 minutos a mais.”, disse o ministro da Educação, Rossieli Soares.
Ele reforçou as recomendações feitas aos estudantes no primeiro dia de aplicação do exame, domingo passado (4), que levem caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente e que cheguem ao local de prova, que o mesmo, com antecedência. "Chegar cedo é muito importante, para não virar meme ”, brinca o ministro.
Os estudantes devem levar ainda obrigatoriamente um documento com foto.
No último domingo, 4,1 milhões de estudantes fizeram o exame, registrando-se o menor percentual de faltosos desde 2009 - 24,9% do total de 5,5 milhões de inscritos. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação.
Em dois locais, a prova foi suspensa por falta de energia elétrica: Porto Nacional, no Tocantins, e Franca, em Sâo Paulo. De acordo com o ministro, os estudantes inscritos nas duas cidades deverão participar do segundo dia de aplicação de provas e repor o primeiro dia em dezembro.
Para Rossieli, a aplicação das provas no primeiro dia do Enem “foi sucesso. A parte de logística, vamos repetir, sempre cuidando muito de segurança”. Neste ano, os locais de aplicação do Enem contam com cinco vezes mais detectores de metal.
COMO TER ACESSO AO GABARITO EXTRAOFICIAL