O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já tem data marcada. As provas realizadas anualmente por milhares de brasileiros acontecem nos dias 3 e 11 de novembro em todas as regiões do país. Uma novidade divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda-feira, 11, é em relação a mudança no procedimento de coleta do dado biométrico, item de segurança adotado pelo Enem desde 2016. A alteração faz parte de uma série de otimizações de processos com o objetivo de economizar nas avaliações aplicadas pelo instituto.
Mudanças no Enem 2019
As mudanças, no entanto, não interferem diretamente nos participantes. A partir de 2019, o Inep adotará uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até 2018, a ficha para coleta do dado biométrico continha uma lâmina de grafite, individual.
Os Cadernos de Questões do Enem também mudam. A diagramação garantirá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. A medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo uma significativa economia com papel e impressão.
O volume de capacitações presenciais dos colaboradores envolvidos com a aplicação será reduzido e as capacitações no formato de Educação a Distância (EAD) serão ampliadas e melhoradas com a estreia de uma moderna plataforma de EAD.
Sobre o Enem 2019
O edital do Enem 2019 está previsto para ser divulgado neste mês de março. No entanto, o Inep já confirmou a data da avaliação, bem como os prazos para solicitação de isenção, justificativa de ausência e inscrições. Com o resultado, os candidatos podem pleitear benefícios estudantis por meio dos programas do governo de acesso ao ensino superior, Sisu, Prouni e Fies. O Enem também faz parte do processo de seleção para o ingresso em universidades portuguesas.
Etapa
Solicitação de Isenção/Justificativa de ausência - 1 a 10 de abril
Inscrições - 6 a 17 de maio
Aplicação - 3 e 10 de novembro