O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) registrou, até a manhã desta segunda-feira (8) 2.123.576 solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2019 sem qualquer tipo de problema no sistema.
Leia Mais
Falência de gráfica coloca Enem sob risco; entenda Pedido de isenção da inscrição do Enem começa nesta segunda-feiraEdital do Enem 2019 é publicado pelo InepPrazo para pedir isenção de taxa de inscrição do Enem termina nesta quarta-feiraO Inep reforça a necessidade de acessar a Página do Enem 2019 até 10 de abril e efetuar o pedido de isenção para realizar o Enem 2019 gratuitamente, mesmo para os concluintes do ensino médio de escolas públicas. A isenção de taxa de inscrição não é automática para nenhum grupo de participantes e a solicitação não poderá ser feita durante as inscrições.
Têm direito à isenção todos os estudantes concluintes do ensino médio na rede pública de ensino. No caso dos concluintes do ensino médio na rede particular, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles com bolsa integral e renda de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos de renda familiar, desde que estejam no cadastro único do governo federal.
Também estão no grupo dos que podem pedir isenção da taxa de inscrição os participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda que tenham Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de terem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
O sistema para requerer a isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 segue aberto até 10 de abril. Os interessados em pedir isenção devem acessar a Página do Enem 2019 e não se esquecer de se inscrever posteriormente, pois a isenção aprovada não garante automaticamente a inscrição no exame. As inscrições para o Enem 2019 ocorrem no período de 6 a 17 de maio.
.