Conciliar trabalho, filhos, afazeres pessoais, entre outros compromissos mais a responsabilidade de fazer um curso superior, não é tarefa fácil. Mas essa barreira vem deixando de existir com a possibilidade de cursar uma graduação ou pós-graduação na modalidade EAD. E essa opção já chega a quase 2 milhões de matrículas, o que representa 21% do total do ensino superior do país conforme o último Censo de Educação Superior.
Assim como a demanda é crescente, a oferta de faculdades a distância também. Nos últimos quatro anos, o número de polos saltou de quase 5 mil para mais de 15 mil. A tendência é aumentar ainda mais o interesse pela modalidade, mas antes de efetuar matrícula vale conhecer o próprio perfil como estudante e observar se terá vantagem ou desvantagem investindo na modalidade de educação à distância.
Entre as vantagens, o estudante organizar o próprio tempo podendo conciliar afazeres, como trabalho e estudo, além de não ser necessário o deslocamento todos os dias para à faculdade. Por conta das multiplataformas de acesso à web, o estudo também pode ser feito em dispositivos móveis. Já quanto às desvantagens, depende do aluno organizar seus horários de dedicação às aulas a distância e da disponibilidade e interesse pelos estudos. O aluno possui total autonomia se responsabilizando pelo objetivo a ser atingido.
Quem está muito satisfeita por fazer uma graduação a distância é Alana da Costa que cursa Pedagogia na Unopar EAD. Por ter uma rotina muito corrida, nem tentou a modalidade presencial e optou de primeira por um curso a distância. "Devido ao meu trabalho, não teria como frequentar um curso na modalidade presencial. Estou gostando da experiência EAD e o curso está sendo muito proveitoso", pontua Alana prestes a iniciar o segundo semestre.
A agente de prevenção e perda, Rita de Cássia Balbino, estuda Gestão da Segurança Privada na Cruzeiro do Sul EAD. Ela escolheu a modalidade EAD pela flexibilidade e a pela comodidade. "Escolhi por ter uma rotina dinâmica de trabalho e, por conta disso, de ter pouco tempo para estudar.
As duas estudantes são bolsistas do Educa Mais Brasil. Além de poder encaixar o curso a distância às suas rotinas, encontraram no programa de bolsas de estudo uma oportunidade de tornar realidade a formação na profissão tão sonhada. No site do programa, parceiro do Portal UAI é possível consultar as bolsas de estudo disponíveis e se inscrever gratuitamente.
.