Jornal Estado de Minas

QUÍMICA

As aplicações e a importância dos ácidos

As substâncias ácidas são "popularmente" reconhecidas como perigosas de serem manuseadas, podendo causar queimaduras graves. O que poucas pessoas sabem que os ácidos são fundamentais para a manutenção da vida e tem uma variedade enorme de aplicações no nosso dia a dia. Além disso, os riscos de manuseio dos ácidos é restrito a um número muito pequeno de substâncias e depende ainda da sua diluição e concentração.


Aspirina ou Ácido Acetilsalicílico. Os ácidos tem inúmeras aplicações nos campos da medicina, agricultura, indústria, mineração e construção. - Foto: Bayer/Divulgação
São classificadas como ácido, todas as substâncias que podem liberar íons H%2b quando forem diluídas em água (solução aquosa). Por causa da liberação de Íons, os ácidos conduzem eletricidade e na "maioria das vezes" inicia sua fórmula com H (Hidrogênio), mas nem sempre as substâncias que começam com H são ácidas, como a água H20. A acidez de um meio é definida pelo pH.

Os ácidos se dividem fundamentalmente em orgânicos e inorgânicos. Os ácidos orgânicos são compostos que contêm em sua estrutura o grupamento carboxila, composto por um átomo de carbono ligado a um átomo de oxigênio por ligação dupla e a um grupo de hidroxila, por ligação simples. Entre os milhares de ácidos orgânicos conhecidos, alguns são de enorme importância para garantir a vida como a conhecemos.

Alguns exemplos muito conhecidos são os ácidos graxos, o ácido fórmico e o ácido acético.


Ácido Nítrico - deve ter cuidados ao ser manuseado, pois reage com a pele causando queimaduras. - Foto: David Mülheims
Os ácidos inorgânicos são de origem mineral e dividem-se em hidrácidos, quando não apresentam oxigênio em sua combinação, e oxiácidos, quando esse átomo faz parte de sua estrutura. Entre eles, os mais utilizados industrialmente são o ácido clorídrico (HCL), o nítrico (HNO3), o fosfórico(H3PO4) e o sulfúrico (H2So4). O ácido clorídrico ou cloreto de hidrogênio é um gás incolor, de odor forte e tóxico. É muito solúvel em água, gerando a solução que conhecemos como ácido clorídrico nas lojas de construção. Ácido forte é quase totalmente ionizado, e emprega-se na síntese de diversos compostos orgânicos de interesse.

Os três ácidos puros mais perigosos*


1. Ácido fluorídrico (HF)

Como reage com vidro e metal, tem que ser armazenado em parafina ou em polímeros, como o teflon. Muito tóxico.

Plástico: Transforma o plástico em uma pasta disfome.
Aço: Gera uma reação forte e transforma o aço em gás e líquido.
Vidro: Derrete o vidro a uma temperatura superior a 100ºC.
Corpo Humano: Se absorvido pela pele, causa queimaduras internas e pode dissover até os ossos.

2.

Ácido Sulfúrico (H2So4)

O mais popular dos ácidos, ele é usado na indústria e na produção de fertilizantes.

Plástico: Dependendo da concentração, derrete o plástico.
Aço: Cria uma camada de ferrugem que impede a continuação da corrosão.
Vidro: Não reage.
Corpo Humano: Causa queimaduras graves e desidrata os tecidos.



3. Ácido Nítrico (HNo3)

Reage com a maior parte dos metais. Misturado à glicerina e ao ácido sulfúrico, forma o explosivo nitroglicerina, muito utilizado na área de mineração antes da descoberta da dinamite.

Plástico: Se aquecido a 90ºC, transforma o plástico em líquido.
Aço: Dilui em solução aquosa.
Vidro: Não reage.
Corpo Humano: Causa queimaduras e reage com a pele, causando manchas.

*Não estão na lista os superácidos, que não são substâncias puras.


Artigo do Percurso Pré-vestibular e Enem.

.