Amados por uns e odiados por outros, o que não se pode negar é que os trabalhos de Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares influenciaram, e influenciam ainda, a arquitetura. O carioca que ajudou a construir Brasília marca forte presença na arquitetura brasileira e mundial.
Segundo o arquiteto que trabalha em Brasília Leonardo Freitas, Niemeyer usou a estrutura de concreto armado para fugir do que era padrão: “Ele foi pioneiro na questão da forma livre”. O concreto armado recebe armadura metálica que é capaz de resistir aos esforços de tração. Com ele, é possível criar diferentes formas para as construções.
Leia Mais
Dilma oferece Palácio do Planalto para velar NiemeyerAnastasia decreta luto oficial e Marcio Lacerda lamenta morte de Niemeyer"A vida é um sopro", dizia Niemeyer. Confira curiosidades sobre o arquitetoNiemeyer, o arquiteto que driblou a ditaduraTraços do arquiteto inspiraram coleção de joias e texto de Chico BuarqueObra de Niemeyer é única e nunca será reproduzida, diz arquiteto Sérgio MagalhãesDe mente e mãos rápidas, Niemeyer marcou um novo estilo de fazer arquiteturaMorre, aos 104 anos, o arquiteto Oscar NiemeyerCorpo de Niemeyer será velado hoje no Palácio do Planalto Médico afirma que Niemeyer só perdeu a lucidez na manhã da véspera de sua morteEstilo de Niemeyer marcou rupturas e dialogou com o movimento modernistaO paulistano Ruy Ohthake é um dos discípulos de Niemeyer. Ele assina o prédio que é um dos símbolos de contemporaneidade da capital, o Brasília Shopping, e levou a marca do carioca para além de Brasília. Ohthake usa as curvas e a plasticidade em prédios de outras cidades brasileiras e na Embaixada do Brasil em Tóquio, entre outros. O arquiteto diz procurar o "belo por meio da surpresa" e não ter medo de ousar.
A iraniana Zaha Hadid é outra que assume ter sido influenciada pelo arquiteto que projetou a maioria dos monumentos da capital federal. Assim como Niemeyer, ela gosta de explorar formas curvas. Hadid descreve Brasília como um trabalho muito abstrato e, para ela, Niemeyer é uma mutação do modernismo que deu um passo importante para o Brasil. Ele é o precursor de uma geração de arquitetos.
Remment Lucas Koolhaas, mais conhecido como Rem Koolhaas, apesar de ser holandês, aos 12 anos de idade tinha o sonho de ser um "arquiteto brasileiro", por influência de Niemeyer. Rem, que veio para o Brasil ainda criança, aprendeu com Niemeyer o gosto pela inovação. Em 2008, Rem foi considerado pela revista Time umas das 100 pessoas mais influentes do mundo..