Muito se fala da representatividade das obras de Oscar Niemeyer para Brasília. O fato de a capital federal ser considerada patrimônio histórico e cultural pela Unesco está intimamente ligado ao brilhantismo do arquiteto. Os belos monumentos que embelezam a cidade são mostras da inspiração modernista de Niemeyer, que antes de participar do projeto do Distrito Federal, já havia idealizado outras obras no Brasil. O estilo moderno do arquiteto dialoga muito com o próprio movimento vivido no Brasil na década de 1920, tendo a Semana da Arte Moderna de 1922 como principal difusor. As mudanças ocorridas na arte e na literatura também foram aplicadas no urbanismo, com o abandono de tradições para o surgimento de uma nova estética.
Leia Mais
Estilo de Niemeyer marcou rupturas e dialogou com o movimento modernistaDilma oferece Palácio do Planalto para velar NiemeyerTrabalhos de Niemeyer influenciaram arquitetura no Brasil e no mundoAnastasia decreta luto oficial e Marcio Lacerda lamenta morte de NiemeyerNiemeyer, o arquiteto que driblou a ditaduraObra de Niemeyer é única e nunca será reproduzida, diz arquiteto Sérgio MagalhãesDe mente e mãos rápidas, Niemeyer marcou um novo estilo de fazer arquiteturaMorre, aos 104 anos, o arquiteto Oscar NiemeyerCorpo de Niemeyer será velado hoje no Palácio do Planalto Médico afirma que Niemeyer só perdeu a lucidez na manhã da véspera de sua morteO estilo mais despreocupado com a arquitetura permitiu a Niemeyer traçar linhas mais livres e despojadas. O gosto pelas curvas destacou a originalidade de dezenas de obras. Ele foi o grande responsável por planejar o conjunto arquitetônico da Pampulha, construído em 1940. A pedido de Juscelino Kubitschek, prefeito de Belo Horizonte à época, criou a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, a Igreja São Francisco de Assis e o Cassino da Pampulha, que hoje é um museu de arte. Com o resultado da Pampulha, Niemeyer atingiu grande notoriedade, ao alcançar maior status e reconhecimento mundial.
Com uma contribuição sem precedentes para o urbanismo brasileiro, Niemeyer certamente deixou sua marca no país com diversos feitos que fazem parte da vida de milhões de brasileiros. Apesar de ser ateu, Oscar Niemeyer idealizou igrejas, capelas e catedrais.