O vôlei brasileiro estabelecerá uma base de treinamento na França, após cerca de um ano de negociações. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) fechou acordo com um centro de treinamento em Metz, na região de La Semaine. A parceria visa os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, mas a infraestrutura continuará sendo utilizada pelos brasileiros nos próximos anos.
O local selecionado na França disponibiliza para as Seleções brasileiras um ginásio de treinos, outro ginásio para jogos com capacidade para público, academia, dormitório e sala de fisioterapia. Além de acolher e hospedar as equipes, o CT foi escolhido para simplificar a logística durante as competições internacionais.
Localizada a aproximadamente 300km de Paris, a base também será importante para a adaptação visando os Jogos Olímpicos de 2024.
Em 2023, a base de treinos na França receberá diversas equipes brasileiras de diferentes categorias. Além dos comandados de Renan dal Zotto, que estarão por cerca de uma semana após a etapa de Orleans da Liga das Nações, seleções de base masculina e feminina passarão um período entre junho e julho se preparando para os campeonatos internacionais de suas categorias.
Nas últimas duas décadas, o vôlei brasileiro ganhou destaque no cenário mundial, tanto no masculino quanto no feminino, e se tornou referência.