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Estado de Minas TORCIDA PELO BRASIL

'Periquita pistola': mascote da seleção conquista redes sociais

A 'Canarinha Guerreira' foi criada por fãs e não é um mascote oficial da seleção feminina


24/07/2023 11:10 - atualizado 24/07/2023 11:56
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 Canarinha Guerreira
A mascote foi criada por um grupo de torcedores e conquistou todo o público (foto: Instagram / Canarinha Guerreira)

Além do show em campo, um personagem conquistou os torcedores brasileiros na estreia da seleção da Copa do Mundo nesta segunda-feira (24/7): a “Periquita Pistola”. Na verdade, a mascote se chama Canarinha Guerreira e foi criada por um publicitário e um grupo de amigos. Ou seja, ela não é um símbolo oficial da seleção feminina.


Mesmo assim, a Canarinha foi enviada para Austrália por meio de uma vaquinha. Por lá, ela se encontrou com as jogadoras, que assinaram sua camiseta. A Periquita também encontrou o Canarinho Pistola, o mascote da seleção masculina, que também está representando oficialmente o time feminino.


A  mascote fez sucesso nas ruas australianas, tirando fotos com torcedores e até com jornalistas que cobrem o campeonato. Nas redes sociais, ela também já ganhou o público. “Tô incrédulo que a mascote da seleção brasileira feminina é uma Periquita Pistola com micropigmentação na sobrancelha”, escreveu o criador de conteúdo Thiago Pasqualotto. 


“Confesso que tenho um leve apreço por animais com micropigmentação como a Periquita Pistola e a Domenica a cachorra da Priscilão”, elogiou um perfil nas redes sociais. “Vocês não estão ligados no quão animada eu fiquei em ver a Periquita Pistola", brincou outro. 


“Só a Periquita Pistola pode fazer o Brasil sorrir de novo com a Seleção Brasileira!! A quinta série que habita em mim, saúda a quinta série que habita em você”,  disse um internauta, em referência ao duplo sentido do apelido da Canarinha.

 

 

 

 

 

 

Iniciativa dos torcedores 

 

A ideia dos criadores da Canarinha era criar uma versão feminina do Canarinho, mascote oficial da seleção masculina desde 2016. Além disso, a iniciativa chama atenção para a falta de uma mascote que represente o time feminino. 


O idealizador da Carainha, o publicitário Gabriel Morais, defende que ela representa ideais como força, coragem, determinação, senso de dever e honra, e disposição de lutar pelo que acredita. "A canarinha guerreira é carismática, vibrante, otimista, e não tolera arrogância, egoísmo e desrespeito", disse ao UOL.


O grupo de amigos conseguiu duas voluntárias para ir acompanhar o jogo de perto e produziu a fantasia, pelúcias, camisetas e bandeiras – tudo por financiamento coletivo.

 

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