Um setor que vem crescendo a cada edição do Minas Trend é o das bijuterias, graças ao grande trabalho que o Sindjoias tem feito. Segundo o presidente da instituição, nesta edição o crescimento foi de 20%. Além dos expositores mineiros destacam-se os de Alagoas e do Rio Grande do Sul.
A diversidade de estilos chama a atenção. Desde peças esportivas com materiais alternativos e sustentáveis, até as bijus sofisticadas que receberam o nome de semijoias por serem feitas em prata ou ródio, algumas com banho de ouro, e cravações de zircônio com perfeição.
É impossível passear pelos corredores sem se sentir atraídos pelos brilhos, formas e modelos tão diversos. A mineira Fiorita, que está no mercado há mais de 20 anos, tem um mix de produtos variados. Busca atender a mulher que gosta de peças finas e apresenta designs variados, desde os modelos mais clássicos como rivieras até as peças maiores e mais modernas.
A SB, de Uberada, sempre traz novidades com sua diversidade de linhas na coleção, usando e abusando das cores. Flores e animais sempre estão presentes. Destaque este ano para as pulseiras com folhas em resina.
Cláudia Arbex se inspirou nos grandes musicais para criar sua coleção de inverno 2019.
Claudia Marisguia se inspirou nos extraordinários joalheiros que passaram pela história mundial, e deixaram marcas que se mantêm ao longo do tempo como Cartier, Bvlgari, Boucheron e Tiffany. As grifes ganharam interpretações contemporâneas na coleção Joalheria Vintage- inverno 2019 da marca mineira. Peças geométricas, com inspiração déco; outas com expressiva gama de cores; mix de materiais e uma pegada étnica; e por fim formas sofisticadas e motivos clássicos, porém com visão contemporânea e uso de esmalte.
Camila Klein se inspirou na ilusão e no paralelo entre o real e a ilusão de ótica para criar as quatro linhas que compõem sua coleção. Muita geometria, design arte deco, pedrarias, flores e pérolas são os materias e formas mais usados.
Brenda Fernandes e Carlos Garcia, estão no mercado há muitos anos produzindo para outras marcas, mas há cinco anos decidiram abrir grife própria, a Toda Cor e trazem um trabalho autoral em resina bem interessante, com personalidade e bom gosto. Outro trabalho diferenciado, dessa vez em metal, couro e borracha é da também mineira Luiza Rogi. Peças modernas, design clean e minimalista.
A nordestina Sandra Cavalcanti ampliou sua atuação, além das bijus, trouxe lindos xales com longas franjas e aplicações de flores variadas em crochê.