Jornal Estado de Minas

Vida Integral

As cinco linguagens do perdão

Uma das coisas mais prejudiciais em nossa vida são as raízes de amargura. Começam como uma pequena semente no coração, que germinam e vão crescendo sem que a gente perceba. Estas raízes produzem frutos venenosos e quando damos conta disso, estamos tão amargos que contaminamos todos que estão a nossa volta.
 
É preciso nos livrar da amargura, e isso só é possível com o perdão. É neste ponto que a maioria das pessoas trava, porque para perdoar é preciso abrir mão do orgulho. Outro problema é que as pessoas acham que têm que vencer a mágoa e a raiva para perdoar, porém, perdão não é sentimento, é decisão.
Gary Chapman, doutor em antropologia e Jennifer Thomas, doutora em psicologia clínica, escreveram As cinco linguagens do perdão, onde revelam novas maneiras de abordar e reconstruir relacionamentos despedaçados. Por meio de princípios transformadores, os autores mostram um caminho eficaz para todos que desejam aprender a pedir perdão com honestidade, reacender o amor ofuscado pela dor e restaurar laços valiosos.
 
A lógica é a mesma do livro as Cinco linguagens do amor. Temos que descobrir qual é a forma que a outra pessoa entende e reconhece o pedido de perdão, senão, você vai pedir o perdão de uma maneira que ela não vai entender e não surtirá o efeito desejado. Na obra, as cinco linguagens do perdão são discutidas através da visão e preferência de cada personalidade, sem normas rigorosas ou “leis" a serem seguidas.
O livro aponta que cada pessoa tem uma linguagem principal de perdão, ou seja, só aceitamos o perdão de quem nos magoou, se essa pessoa pedir perdão da maneira "que achamos correta".
É importante ler a descrição de cada uma das cinco linguagens de perdão, mas para satisfazer a curiosidade dos leitores, elas são: manifestação do arrependimento: "Sinto muito"; aceitação da responsabilidade: "Errei"; compensação do prejuízo: "Como posso fazer para me redimir?"; arrependimento genuíno: "Vou tentar nunca mais cometer o mesmo erro" e pedido de perdão: "Por favor, me perdoe".
 
Chapman e Thomas usam exemplos detalhados de casais, irmãos e amigos, para demonstrar como as linguagens são ferramentas poderosas na hora de reconstruir relacionamentos, e é bem mais simples do que imaginamos, depois que aprendemos.
 
 
Contatos
 
Mãe Divina – A professora Maria José Marinho, da Escola de Yoga Ponto de Equilíbrio, convida para a palestra e para participar do ritual da Mãe Divina. Um dos rituais milenares através do qual poderá se obter muitas graças. É uma energia cósmica que dará oportunidade para se encontrar e alcançar soluções para problemas pessoais, familiares e sentimentais; para problemas profissionais e financeiros; dissolução de traumas, ressentimentos e mágoas; desenvolvimento de sua intuição e da percepção extrassensorial ampliando o campo da consciência; maior desenvolvimento espiritual; harmonia, saúde, abundância e paz. Terá a reunião explanativa, a festa das mil luzes. Dia 14, sábado, às 10h. Local: Av. do Contorno, 4614, 10º andar, Funcionários.
Informações e inscrições: (31) 3225-4222, (31) 99145-7178, e-mail mjm@pontoequilibrio.com.br ou pelo site www.pontoequilibrio.com.br

Palestras gratuitas – O IIPC-BH oferece palestra dia 11, às 15h, e dia 14, às 16h sobre Sensação de estar fora do corpo. Serão abordadas questões como experiência fora do corpo, um fenômeno universal; projeção consciente é ferramenta evolutiva; diferenças entre sonho e projeção consciente; as diferentes abordagens sobre a EFC; alguns fatos históricos sobre a EFC; a ciência convencional estuda a projeção consciente?; benefícios da EFC. Dia 16, às 19h30, aula gratuita do curso CPC. Atividade pedagógica com ampla abordagem sobre os conceitos e técnicas, das ciências projeciologia e conscienciologia, essenciais à pessoa interessada em incrementar a própria evolução. Local: Rua Piaui, 361, 7º andar, Santa Efigênia. Informações e inscrições: (31) 3222-0056 ou pelo e-mail belohorizonte@iipc.org

Exercícios cerebrais – Estão abertas as inscrições para o projeto Leitura Dirigida da terapeuta Ocupacional Talita Mary, que busca promover a leitura como um dos melhores recursos para estimular o cérebro e também como um recurso lúdico. O projeto será uma oportunidade para o surgimento de novas ideias e momentos de convivência para auxiliar no melhor entendimento de questões da vida. A leitura, a discussão e a criação de textos farão parte da dinâmica.
Informações e inscrições: (31) 98371-9835.
 
Cuidador de Idoso -  O Centro de Referência na Formação e Capacitação de Pessoas (CRISOL), oferece curso de cuidador de idoso, com certificado, com aulas somente aos sábados e ncaminhamento ao estágio no fim do curso .Local: Rua Guarani, 597, Centro. Informações e inscrições: (31) 4101-7411, WatsApp (31) 99616-4542. 
.