O Inhotim Podcast abriu sua temporada de estreia de "Território específico", composta por seis episódios, com proposta de pensar as relações com o mundo. Com participação de Adriana Varejão, Marcelo Gleiser, Leda Martins, Ayrson Heraclito, entre outros convidados, a série tem apresentação da atriz Bárbara Colen. Em seis episódios, o Instituto Inhotim parte de seu acervo artístico e botânico para expandir perspectivas e conexões com outras formas de perceber e estar no mundo.
"O podcast entende o Inhotim como parte de um ecossistema muito maior que ele. Como jardim botânico, estamos localizados entre o cerrado e a mata atlântica, ou seja, o que acontece nesses biomas nos afeta diretamente. Como museu, o Inhotim também está inserido em um contexto local e global e dialoga com essas realidades. Em outras palavras, o Inhotim Podcast toma os acervos botânicos e artísticos como ponto de partida e de lá embarca para outras viagens", explica Lorena Vicini, gerente de comunicação do Inhotim responsável pela concepção e pesquisa do projeto.
ESTADO DE ESPÍRITO Realizado em parceria com a Rádio Novelo, que assina podcasts de sucesso como “Praia dos Ossos” e “Foro de Teresina”, o podcast busca trazer para o ouvinte o estado do espírito que Inhotim propicia ao seu visitante. Ruídos de passos na grama, canto de pássaros e a água correndo compõem a trilha dos episódios, com depoimento de artistas, funcionários do Inhotim e especialistas nas mais diversas áreas. Cada episódio se dedica a um tema, que parte de um aspecto da experiência no Inhotim – Tempo, Horizontes, Deslocamentos, Realidades, Sinestesia e Chão –, e é construído de forma transversal, conectando o ouvinte a perspectivas diferentes sobre o tema.
Nesta pluralidade de perspectivas, por exemplo, no primeiro episódio, “Tempo”, o artista Ayrson Heráclito conversa sobre as diferentes concepções de tempo nas matrizes africanas; o cientista Marcelo Gleiser traz a perspectiva da física sobre o assunto; ao mesmo tempo em que Sabrina Carmo, bióloga e coordenadora de jardim botânico no Inhotim, conversa sobre o ponto de vista do tempo da natureza, exemplificando com o tamboril, árvore símbolo do Inhotim.
CONVIDADOS O tema ainda é abordado por outros convidados, como a artista Raquel Garbelotti, que fala sobre a importância da passagem do tempo para reconhecimento da obra “A clareira” (2000), fotografia feita em Inhotim antes de sua abertura oficial, que integra a mostra “Deslocamentos”, em cartaz na Galeria Fonte, na instituição; Zaika dos Santos, multiartista, cientista e pesquisadora, discorre sobre o futuro do afrofuturismo, um de seus temas centrais de estudo; e César Timóteo, gerente educativo do Inhotim e maestro da Escola de Música do museu, reflete sobre o tempo na música, sobre o silêncio.
O projeto marca também a estreia de Bárbara Colen – atriz mineira com atuação em produções do cinema nacional como “Bacurau” e “Aquarius” e na TV, onde atualmente integra o elenco da novela “Quanto mais vida melhor!”, da Globo – no universo dos podcasts. "Já vinha sentindo uma curiosidade cada vez maior pela voz como instrumento de trabalho, como ponte até o outro. Quando veio o convite do Inhotim para participar do podcast, foi como um encontro com meu desejo. Além de trazer relatos de pessoas incríveis, que admiro muito, foi uma forma de ver o Inhotim de uma maneira totalmente nova, expandida", conta Barbara.
O Inhotim Podcast tem patrocínio do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Fiat, e realização do Instituto Inhotim, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e governo federal.
.