Jornal Estado de Minas
Arte final

Natal mostra como a publicidade vai muito além do apelo comercial


 
Os últimos Natais não foram "repleto de felicidade" para os brasileiros. Vivemos "anos de chumbo". Em 2020, no auge da crise sanitária da Covid-19, o isolamento social e o luto de milhares de famílias por perdas de entes, fizeram muita gente sofrer. No ano passado, apesar das vacinas e da flexibilização do isolamento, a Covid seguia fazendo vítimas, e a crise financeira se agravou, impedindo uma comemoração plena. Veio 2022, a transmissão do vírus arrefeceu, mas a campanha política, especialmente a disputa presidencial, instalou uma nova chaga no país. Dividiu famílias, afastou amigos, provocou mortes absurdas e causou muita dor. Assim, este Natal chegou como missão de ser o curativo capaz de fechar feridas, proporcionar reconciliações e devolver aos brasileiros uma das melhores características de qualquer ser-humano: a fraternidade.
 
RECONCILIAÇÃO Sem a preocupação de eleger a melhor campanha, a Coluna Arte final destaca algumas campanhas emblemáticas no Brasil e no exterior. Comerciais que vão muito além do apelo comercial, como a campanha de O Boticário.
A marca se baseou na pesquisa realizada pela DOJO e KOGA - intitulada Brasil de Bolhas, que revelou que estamos deixando de conversar entre nós, em claro reflexo do distanciamento nas relações interpessoais. A campanha incentiva a reaproximação e tem como objetivo provocar reflexão sobre o poder do amor e do respeito como forma de superar as diferenças.
 
O filme da campanha, idealizado pela AlmapBBDO, pergunta: "Onde isso vai parar se não pararmos com isso? E retrata situações cotidianas atravessadas por rupturas entre pessoas que se amam - mas que, em meio a brigas e discussões, se distanciam. Em seguida, lembra que não podemos deixar de lado o que nos une - o Natal. A proposta de reencontro e reconexão entre as pessoas queridas é embalada pela trilha sonora "One Love", de Bob Marley. 
 
Embora seja mais reconhecida na Páscoa, a Lacta, com o slogan "Cada pedacinho aproxima", focou sua campanha de Natal na criação de laços. Em 2021, a campanha ganhou o mote "Meu primeiro Natal", e mostrou crianças que foram adotadas celebrando a data de verdade pela primeira vez. 

SAÚDE MENTAL No âmbito internacional, com mensagem impactante como "O primeiro passo", a operadora portuguesa Vodafone volta a mexer com os sentimentos das pessoas. Em 2021, a marca usou o tema "Começar de novo", que tratava a questão da violência doméstica. Este ano a campanha trata da saúde mental e da importância de partilhar sentimentos com aqueles que mais se ama.
Veja em https://www.youtube.com/watch?
time_continue=14&v=a1zesVBH5yc&feature=emb_title
Já o comercial do El Corte Inglês renovou sua mensagem com uma nova personagem: Renny, uma rena voadora recém-nascida. A versão para Portugal do anúncio mostra o percurso de uma jovem que tenta ajudar Renny na sua jornada para aprender a voar. O vídeo https://www.youtube.com/watch?v=2ujByOHcDXs&t=13s&ab_channel=ElCorteInglésPortugal

INCLUSÃO Com mensagem de conscientização mais fortes, a campanha da J&B teve como título "She, un cuento de J&B". O comercial fala das dificuldades de inclusão que as pessoas da comunidade LGTBIQ+ sofrem nesta época do ano, e como todos deveriam sentir-se representados e à vontade para celebrar o Natal. A campanha foi desenvolvida pela El Ruso de Rocky e conta com mais de 1 milhão de visualizações no canal de YouTube da marca. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=LEshVJ1IECw&ab_channel=J&BSpain
 
Enfim, a Coluna Arte Final apresenta apenas uma amostragem para ilustrar a força da publicidade neste período natalino. E mostrar a importância da contribuição dos profissionais publicitários e da indústria da comunicação para a construção de uma sociedade melhor. Que o dia de hoje nos transforme, nos ajude a tornar todas essas reflexões e sugestões apresentadas nas inúmeras propagandas de Natal em diferentes mídias na mais pura realidade.
Que o Natal seja realmente mágico para todos, e que derrame sobre o povo brasileiro o amor ao próximo! Feliz Natal!
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