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Estado de Minas Novidade

Cama com bossa

Proposta da coleção da nova marca de roupas de cama é trazer alegria para os ambientes, com ênfase nas misturas de cores e estampas


01/01/2023 04:00 - atualizado 06/01/2023 14:20

Roupa de cama
(foto: HENRIQUE QUEIROGA/divulgação)


Duas amigas buscando um projeto em que pudessem trabalhar juntas, tirando partido das suas competências. Foi assim que Cláudia Magalhães e Suzana Bicalho puseram em prática uma ideia alimentada por muitas conversas durante o advento da pandemia e que, finalmente, nasceu com o lançamento da Cama com Bossa, uma marca de roupas de cama leve, artesanal e, como o próprio nome diz, confeccionada com muita bossa. A novidade está sendo mostrada, pouco a pouco, para pequenos grupos mais chegados às duas sócias, e as vendas acontecendo no varejo.
 
Cláudia Magalhães e Suzana Bicalho
Cláudia Magalhães e Suzana Bicalho (foto: Divulgação)
 
 
O diferencial da primeira coleção é a aposta nas misturas de cores e estampas, com o objetivo de tornar os dormitórios mais alegres e acolhedores. “Sempre fui minimalista com preferência para os brancos, mas quando começamos a pensar no que gostaríamos de apresentar, fomos para um caminho de cor e fiquei muito entusiasmada com essa possibilidade”, explica Claudinha, como é conhecida no universo da moda.
 
Filha da estilista Mabel Magalhães, ela foi moldada pela mãe para se tornar seu braço direito. Cresceu praticamente dentro de uma fábrica, convivendo tanto com o ritmo comercial do mercado quanto com o lado do glamour, o que significa ter sido testemunha dos desfiles espetaculares do Grupo Mineiro de Moda, do qual a marca homônima fazia parte. Com a morte de Mabel, assumiu as rédeas da empresa familiar, conhecida nacionalmente pela criatividade e pelo padrão de qualidade dos produtos oferecidos.
 
Floral
(foto: HENRIQUE QUEIROGA/divulgação)
 
 
É com essa experiência e a obsessão pela perfeição, herdados do lado materno, que ela está colocando a mão na massa para enfrentar o desafio. A começar pelas escolhas das matérias-primas: o tear jacquard e o algodão egípcio 300 fios. Detentor de diversos atributos, ele é conhecido por suas fibras longas, alta durabilidade, e resistência e conforto ao toque. Datado de 5 mil anos atrás, foi levado da Índia para o Egito. O grande conhecimento na produção de linho fez com que os egípcios usassem as mesmas técnicas para manipular o novo material, especializando-se nesse manejo e ganhando reconhecimento em todo o mundo.

sofisticação Um grupo de profissionais, que fez parte da equipe da Mabel Magalhães – cortadores, modelistas e costureiras eficientes – são responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos. “Tudo é pensado criteriosamente visando à sofisticação e ao bom acabamento das roupas de cama”, explica a empresária, destacando, como exemplo o detalhe dos vieses embutidos, que fornecem uma excelente finalização, além de dar um charme às peças.
 
Além dos jogos propriamente ditos, a coleção conta com peças avulsas que têm a função de transformar a decoração das camas, como rolinhos, minitravesseiros, almofadas e fronhas, inclusive as com babados franzidos com vivo ao redor, que são a cara das casas de campo.
Claudinha explica que, nesse início de negócios, ela e a sócia ocupam funções múltiplas e todas as ações são pensadas em conjunto, a começar pelo conceito que imprimiram à marca. Suzana é designer de interiores, fez uma pós-graduação em marketing, mas se encontrou profissionalmente como cabeleireira, ofício pelo qual é apaixonada. Morou em São Paulo por uma década e, de volta a Belo Horizonte, há cinco, retomou os contatos com a amiga, cujo relacionamento já vai para mais de 45 anos.
 
“Desde o início, concordamos que a marca deveria ter uma pegada descolada, fresca, com personalidade, para fazer da cama um lugar criativo, um local de aconchego”, considera Suzana, citando alguns exemplos dessa proposta, como o mix de estampas florais com listrados e xadrezes e a possibilidade de brincar com esses elementos para criar ambientes.
 
coleção “Estamos realizando eventos pequenos e intimistas para mostrar a coleção em casas de pessoas do nosso círculo de amizade e a repercussão tem sido muito positiva. Fizemos um catálogo bem-elaborado e nosso objetivo é usá-lo para mostrar as propostas para o público”, explica, lembrando que o conhecimento em marketing adquirido na pós-graduação e as aulas de corte e costura com Júnia Melo têm sido valiosos nesse momento de estruturação da empresa.
 
No decorrer do processo de implantação da Cama com Bossa, Suzana se encontrou com a decoradora Maria Silvia Cançado, que foi muito amiga de Mabel Magalhães e, durante a conversa, soube que a estilista sempre manifestou a vontade de ter um outro negócio, além da moda propriamente dita, e que esse negócio seria uma marca de roupas de cama. “Foi uma surpresa, nem a Cláudia sabia desse desejo da mãe. Chegamos à conclusão de que nosso encontro, agora profissional, não ocorreu à toa e que Mabel estará abençoando o projeto.”
 
Quando a Mabel Magalhães foi fechada por uma decisão familiar, Claudinha tirou um período sabático. Tempos depois, fez um curso de consultoria de imagem para atuar nesse mercado, mas o novo desafio fez seus olhos brilharem: “Não vou deixar a consultoria, mas tenho esse olhar de chão de fábrica, adoro a história de escolher tecido, desenvolver coleção, conferir acabamentos, isso está no meu DNA”, garante.


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