A nova campanha institucional da Volkswagen do Brasil, criada para comemorar os 70 anos de história da marca no país, provou polêmica nas redes sociais. O filme da campanha contou com importante ajuda de Inteligência Artificial para promover um reencontro até pouco tempo inimaginável: colocar lado a lado a genial cantora Elis Regina com sua filha, Maria Rita, quatro décadas depois de sua morte. Ao som de ‘Como nossos pais’, de Belchior, e eternizado na voz de Elis, elas protagonizam um dueto inédito com a ajuda da tecnologia. No dia do lançamento, os termos Volkswagen, Elis Regina e “Como Nossos Pais” figuraram entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Como Elis Regina, que morreu em 1982, aparece com a filha, uma das estrelas da MPB, cantando em um mesmo comercial?
GERAÇÕES O filme o emociona ao criar um momento fictício. A cantora Maria Rita ao volante do moderno IDBuzz, versão 100% elétrica da Kombi, na mesma estrada com a sua mãe, Elis Regina, dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam ‘Como nossos pais’, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem ‘Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração’.
Entre a apresentação do comercial e sua forte repercussão nas redes sociais, com comentários elogiosos e outros críticos à marca, foram nove meses de trabalho. Marco Gianelli, chief creative officer (CCO) da AlmapBBDO, explica que a agência queira apresentar algo que resgatasse o passado, “pois nenhuma outra marca de carros tem esse poder de mexer com a nostalgia. Afinal, quem não tem alguma história ou alguma lembrança com um Fusca, uma Brasília, uma Kombi?”
PASSADO E FUTURO Mas também era preciso mostrar o comprometimento da marca com o futuro, com sua nova geração de carros elétricos. “Aí, pensamos: e se juntarmos a maior voz que esse país já teve, que marcou toda uma geração, uma mulher magnífica, com sua filha, também maravilhosa, e que está aí, dando continuidade ao seu legado?”, pensou Gianelli.
DEEPFAKE Sob essa perspectiva, os criativos da agência também pensaram que, mais interessante do que construir um manifesto para a marca, que celebrasse o passado e a expectativa de futuro, seria aproveitar uma letra que abordasse esse encontro de gerações. A partir da aprovação, foi utilizada uma inteligência artificial para mapear milhares de fotos e vídeos de Elis Regina. Todo esse banco de dados foi, posteriormente, aplicado sobre a imagem de uma atriz, que participou do comercial, conduzindo a Kombi, mas que, nas cenas, ganhou as feições e o rosto de Elis Regina, pelo trabalho de inteligência artificial e de deepfake (ferramenta da IA utilizada para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões e demais detalhes).
POESIA O CCO conta que nunca recebeu tantas mensagens a respeito de um trabalho realizado. Mas houve também críticas pelo uso de deepfake para representar alguém que já morreu. Houve, ainda, questionamentos a respeito da utilização dos versos da canção escrita por Belchior para uma proposta comercial. Além de estreia na TV aberta, a estratégia de comunicação conta com materiais Out of Home, mídias digitais e ativações no The Town, festival de música que conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e será realizado em setembro de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), e que contará com Maria Rita. Veja o filme em https://www.youtube.com/watch?v=aMl54-kqphE