Jornal Estado de Minas

Tráfico de drogas motiva prisão de 39 pessoas em Itabira, Uberlândia e Ubá

O tráfico de drogas movimentou a rotina policial em alguns municípios do interior de Minas da noite deste sábado para a madrugada do domingo. Ao todo foram 39 prisões, todas em flagrante e por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas.





 

Itabira 

Trinta e duas pessoas foram presas e apreendidas no final da noite deste sábado por suspeita de tráfico de drogas em Itabira, a 111 quilômetros de Belo Horizonte. Elas participavam de uma festa em uma associação de bairro do município e foram surpreendidas por oficiais da Rotam que chegaram ao local orientados por uma denúncia anônima.

Entre os suspeitos havia oito menores com idade entre 13 e 17 anos. Todos foram encaminhados para a 49ª delegacia de polícia do município onde prestam depoimento desde a manhã deste domingo.A delegacia deve ficar cheia de pais e outros familiares dos envolvidos até o final do dia. No momento da prisão em flagrante, todos negaram ter conhecimento das drogas da festa.

“Duas viaturas da Rotam fizeram a abordagem. Alguns tentaram fugir para os fundos onde havia forte cheio de maconha. Foram encontrados com Natália Ferreira Vieria, de 20 anos, 13 pedras de crack e próximo aos demais envolvidos, duas pedras de crack e duas armas de fogo sendo uma pistola .40 com numeração raspada (arma de uso exclusivo da polícia), cinco cartuchos intactos e um revólver 32 com três cartuchos intactos”, conta o sargento Giomário Pereira dos Santos, do 36º batalhaão da PM.



Segundo ele, foi apreendido também um computador com fotos de infratores conhecidos no meio policial e uma lista de sites de relacionamento, supostamente usados para troca de informaçõe sentre eles. Foram apreendidos ainda 13 celulares, um aparelho de mp3, uma faca, um cordão dourado com pingente em forma de arma de fogo, um capacete e muito material para animar a festa: cinco quilos de carne, sete engradados de cerveja, R$ 618 em dinheiro, uma máquina fotográfica e uma mesa de som.

“Nenhum dos autores assumiu ser dono das armas e das drogas. Vários já tem passagem pela polícia por envolvimento com tráfico e diversos outros crimes”, afirma o policial. Segundo ele, a associação de bairro não tem histórico de envolvimento com tráfico, mas o local pode ser alugado para festas.

Triângulo
O final de semana também foi movimentado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde três pessoas também foram presas no bairro Santo Antônio, depois de uma denúncia anônima. Substâncias semelhantes a maconha (2,5 quilos), cocaína (200 gramas) e crack (80 gramas) foram encontradas com o trio.



Os policiais apreenderam ainda 36 munições calibre .38, 72 munições calibre 380, mais de R$ 2 mil em dinheiro, duas balanças de precisão, um toca CD Pionner, uma TV de cinco polegadas, um carregador de pistola .380, quatro celulares de marcas diversas, duas motos e duas bicicletas, que foram encaminhadas ao pátio do departamento de transporte do municipio. Os presos e o material foram encaminhados à 16ª delegacia regional de Uberlândia.

Zona da Mata

Em Ubá, na Zona da Mata, a apreensão ocorreu na rodovia MGT 265, no trevo de Pirauba, onde foi montada uma operação para interceptar um veículo que estaria se deslocando de Belo Horizonte sentido Cataguases, transportando grande quantidade de droga.

No porta-malas do veículo foram encontrados dois sacos com 44 tabletes de maconha, dois tabletes menores da mesma substância, somando cerca de 50 quilos. Além da droga, foram apreendidos cinco celulares, cartões bancários e dinheiro. Quatro pessoas foram presas em flagrante.

De acordo com informações da PM, o motorista afirmou que o transporte era de responsabilidade dele e de outro autor e a droga seria entregue para uma mulher na Praça Principal de Cataguases.

audima