Gerais

Assaltante libera refém em Almenara após 20 horas de negociação

Jovem ficou sob a mira de um revólver, mas não foi ferida
Terminou na manhã desta segunda-feira um seqüestro que durou cerca de 20 horas em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, a 730 quilômetros de Belo Horizonte. A estudante Lucilene Ferreira da Silva, de 22 anos, enteada do vice-prefeito da cidade de Bandeira, foi rendida no fim da manhã de domingo. Segundo a polícia, José Carlos Marques, de 30 anos, aceitou se entregar após intensa negociação, que atravessou a madrugada.


Assista ao vídeo gravado pela polícia de Almenara

Lucilene foi liberada sem ferimentos, mas estava muito abalada emocionalmente. José Carlos, foragido da Justiça da Bahia, invadiu uma casa na Rua Bias Fortes, para roubar, porém vizinhos perceberam a movimentação suspeita e acionaram a PM. Com a chegada dos militares, o acusado tentou fugir, pulando para o imóvel vizinho, em que mora o vice-prefeito de Bandeira, João Gonçalves de Lacerda (PDT), padrasto de Lucilene.

Na casa estava apenas a enteada do político, facilmente dominada por José Carlos, que estava armado com dois revólveres e a levou para um dos banheiros. Ao se ver cercado pelos militares, o bandido passou a ameaçar a jovem. Num primeiro momento, pediu água aos policiais, para, em seguida exigir que sua fuga fosse facilitada. O comandante do policiamento da região, coronel Romildo Scheffer, assumiu as negociações com o criminoso. Os quarteirões próximos à casa foram isolados, e moradores vizinhos retirados de suas casas.

Rendição

A polícia acredita que o homem estava drogado quando invadiu a casa, o que dificultou a negociação. No início da madrugada, ele concordou em trocar uma das armas por um maço de cigarro e, logo no início da manhã, se rendeu e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma, tentativa de roubo e cárcere privado.

(Colaboraram Landercy Hemerson/Estado de Minas, Elaine Resende/Portal Uai e Juscelino Ferreira/TV Alterosa)