O combate à gripe suína chegou também a Uberaba, no Triângulo Mineiro. Durante a Expozebu, a feira para comercialização e exposição do gado zebu, haverá várias ações para diminuir o risco de transmissão da doença. Isso porque são esperados participantes estrangeiros, alguns dos quais provenientes de países onde já foram confirmados casos da influenza. A abertura oficial será amanhã e o evento vai até o dia 10.
A expectativa é de receber 200 mil pessoas. Uma equipe de técnicos de enfermagem e enfermeiros da Vigilância em Saúde de Uberaba, Uberlândia e Araxá está de plantão nos aeroportos dessas cidades para avaliar os visitantes do exterior. Os passageiros que não apresentarem sintomas serão cadastrados e acompanhados diariamente.
A Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu, organizadora do evento, tem um espaço exclusivo na feira para visitantes estrangeiros. Uma equipe de enfermeiros ficará de plantão no local para acompanhar o estado clínico de quem veio de áreas de risco. Os passageiros com algum sintoma – febre alta, coriza, tosse e dores pelo corpo – serão encaminhados para o Hospital Escola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Essas unidades de saúde têm quatro leitos de isolamento, mas, em caso de necessidade, há possibilidade de expansão. Haverá ainda distribuição de material informativo na feira, nos hotéis e nos aeroportos da região, orientando a população sobre os sintomas e o que fazer em caso de suspeita.