Cerca de 167 mil crianças com menos de cinco anos devem ter sido imunizadas, neste sábado, na segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. A abertura da mobilização em Belo Horizonte ocorreu no centro esportivo do Bairro Milionários, no Barreiro. O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, ressaltou a importância da ação: “A poliomielite é uma doença grave. O vírus ainda circula em vários países da África e da Ásia. Teremos a Copa do Mundo, já há várias delegações vindo a BH e não podemos descuidar. A medida de proteção é a vacinação”, disse Teixeira.
Os 147 centros de saúde funcionarão até as 17h. O serviço também está sendo oferecido em 275 unidades volantes, como farmácias, supermercados e praças. No Milionários, pais e filhos se divertem com apresentações culturais, atividades esportivas e recreativas. A pedagoga Marília França de Souza Santos, de 42 anos, exibiu com orgulho o cartão de Lucca, de 2 anos e 7 meses, todo em dia. "É a saúde do meu filho que está em jogo", disse.
Confira as imagens da campanha de vacinação
O pequeno Gabriel Fernando, de 4 anos, saiu todo sorridente. E não é para menos. Ele tem em casa exemplo para, desde pequeno, saber a importância da ação. A mãe dele, Vânia Lúcia Santos Santana, de 37, é agente comunitária de saúde. “Fazemos um trabalho de busca ativa nas casas e observamos sempre se o cartão está em dia. É a forma mais eficaz de proteção a doenças”, diz. O garoto Guilherme Araújo Garcia, de 4, mal esperou tomar a gotinha tamanha era a ansiedade para brincar. Mas a mãe dele, a dona de casa Gisele Martins de Araújo, de 29, cumpriu primeiro a obrigação: "Um irmão teve paralisia infantil, mesmo depois de se vacinar e sei que, infelizmente, é uma sequela irreversível". A vacina contra a pólio tem 95% de eficácia e 5% das pessoas não respondem à proteção.
O Brasil recebeu o certificado de erradicação da poliomielite em 1994. O último caso no país foi registrado na cidade de Sousa (PB), em 1989. Os últimos casos registrados em BH e Minas Gerais foram em 1987.