Gerais

Governador Valadares

PF prende suspeitos de falsificar documentos para emigração ilegal

Uma Operação da Polícia Federal desencadeada no início da manhã desta quinta-feira terminou com a prisão de 12 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em tráfico internacional de pessoas para fins de emigração ilegal.


Ao todo, 160 policiais federais cumpriram 38 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva nos municípios mineiros de Governador Valadares, Cuparaque, Conselheiro Pena, Ipatinga, Sobrália, Quatituba, e em Vitória, no Espírito Santo.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações da “Operação Joio” começaram em maio deste ano, quando um dos integrantes da organização criminosa foi identificado como responsável pela remessa ilegal de brasileiro ao exterior através da falsificação de passaportes.

Ao longo dos trabalhos, foram identificadas outras 11 pessoas que participariam do esquema. Destes, sete são conhecidos como “cônsules”, responsáveis por agenciar as viagens, e cinco são falsificadores de documentos públicos, todos atuando na cidade de Governador Valadares e região.

Ainda de acordo com a PF, os criminosos chegavam a cobrar US$ 14 mil, aproximadamente R$ 24 mil, para providenciarem a viagem. Dos 12 presos, 10 já têm passagem pela polícia pelo crime de falsificação de documentos públicos. Os presos serão levados para a Cadeia Pública de Governador Valadares.

Confira o vídeo da TV Alterosa